O pôr do sol de Saquarema é um espetáculo à parte. Foto: Lia Caldas
O verão no Brasil é a época do ano que mais faz calor, mas é também o momento de grandes emoções que começam no Natal e culminam no Carnaval. Antigamente, para marcar este período, havia festas populares nas ruas, como a Folia de Reis, contando a história do nascimento do Menino Jesus. Os chamados “Reisados” duravam até a antevéspera do Carnaval, geralmente no dia de São Sebastião, em janeiro, quando se encerravam os festejos de caráter religioso e se iniciavam os rituais pagãos. Um pouco desta tradição trazida pelos portugueses colonizadores ficou no ar e permanece nos agitos de verão, nos luaus realizados a luz de fogo nas praias, nos ensaios de blocos carnavalescos no centro da cidade e nos bairros e em tantas outras atividades que só acontecem no verão.
1) O ensaio do Bloco do Truco agita os foliões.
2) Confraternização na sede do Bloco Que Merda é Essa.
Fotos: Edimilson Soares.
É o caso do Bloco do Truco que faz um verdadeiro arrastão, quando sai com sua bateria na orla da Praia da Vila, arrastando uma multidão de foliões. Aos sábados, o Truco realiza seus ensaios numa quadra com vista para a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth que, desde o Natal, foi iluminada pela Prefeitura com luzes verdes. É um cenário magnífico, soprado pela brisa do mar. Em Jaconé, o Bloco Que Merda é Essa é um dos poucos que tem quadra própria e funciona o ano inteiro, ficando lotado em seus eventos gastronômicos, com comida farta, bebida geladinha e o ritmo frenético de seus sambas. É um dos programas mais animados no bairro que já é referência em carnaval.
Por falar em gastronomia, Itaúna dá show, com novos espaços recém-criados, como a Casa da Praia, onde a paisagem é uma aliada ao bom atendimento, com vista para o mar. Misto de restaurante e bar, a Casa da Praia combina Loja de Surf, cartela de vinhos, música ao vivo e luau, com ótima estrutura e excelente localização. Aliás, a orla da praia está ganhando frequentadores do After Beach, ou pós-praia. Na praia da Vila, o Quiosque Maresia traz um som ambiente a partir das 16h, com DJs locais que apresentam o melhor da música eletrônica durante o pôr do sol. Alguns moradores também têm organizado luaus de maneira informal, do Garota de Itaúna ao Casarão, em Itaúna, a partir das 23h.
No próximo dia 26, a Associação de Surf de Saquarema (ASS) irá promover um evento para arrecadar donativos às vítimas da tragédia ambiental ocorrida na Região Serrana. A previsão é que role um Surf Treino com premiação durante o dia e, à noite, luau e show de reggae com a banda Semente do Sana. Leve suas doações: alimento não perecível, roupas, água mineral, produtos de limpeza, fraldas descartáveis. Toda ajuda será bem-vinda e a diversão será garantida.
A onda do verão
1) O genial Guti Fraga, improvisando no Show das Ondas, na Casa do Nós. Fotos: Edimilson Soares. 2) O veterano baterista Elber Bedaque, com o baixista Luiz del Rey e o guitarrista Eduardo Dias, atração no Lake’s Shopping. Fotos: Edimilson Soares.
O verão em Saquarema tipicamente praiano, agora oferece mais opções durante a noite. No Lake’s Shopping, toda segunda-feira no Bar Brasil, acontece a Noite do Reggae com Índio (Tribo do Reggae). No 2º piso, a mais nova pedida da noite é o No Compasso, com a atmosfera da Lapa, proposta do proprietário Fabiano Bastos, que oferece um ambiente totalmente redecorado com uma programação inédita em Saquarema: 5ª é a vez do Samba de Primeira, com gafieira; 6ª e sábado, atrações variadas. Pela segunda vez o bar trouxe o show do cantor Ricky Vallen, com recorde de público. Aos domingos, feijoada especialíssima, a partir das 11h, para fechar a programação. Em Bacaxá, a pedida é o engraçadíssimo Show das Ondas, um espetáculo cheio de improvisos que é a nova sensação da Casa do Nós.
1) A bela matriz de Nossa Senhora de Nazareth, em tons de verde.
2) A Praça do Artesanato é uma tradição da cidade. Fotos: Edimilson Soares.
“Na verdade é um programa de auditório, aberto para todo mundo participar; é aberto à comunidade, dando oportunidade à manifestação de todas as áreas artísticas. Mas, acima de tudo, é um momento de prazer”, diz o ator e diretor Guti Fraga, criador do grupo de teatro Nós do Morro do Vidigal, no Rio, e da Casa do Nós, em Saquarema, um espaço que está completando 6 anos, em Bacaxá, com vários espetáculos que bateram recorde de temporada no interior do Estado, alguns até com mais de um ano de temporada.
Matéria publicada na edição de fevereiro de 2011 do jornal O Saquá (edição 130)
One thought on “O alto verão em Saquarema”
Comments are closed.