O prefeito de Araruama André Mônica, presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Marilene Ramos, presidenta do INEA, Carlos Minc, secretário estadual do ambiente e Mirinho Braga, prefeito de Búzios em Cabo Frio. Foto: Edimilson Soares
Até o final do ano, 80% do esgoto da Região dos Lagos receberá tratamento, fazendo com que se torne a região com maior percentual de efluentes tratados do Estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, durante assinatura de termos de cooperação técnica com 8 prefeituras da Região dos Lagos, entre elas Saquarema, para elaboração dos seus planos municipais de saneamento. A cerimônia foi no Clube Náutico, em Cabo Frio. Os municípios receberão apoio técnico e financeiro para o planejamento da implantação de redes de esgotamento sanitário, tratamento de água, do lixo e instalação de redes de drenagem.
O convênio foi formalizado com os prefeitos de Araruama, André Mônica (que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João), de Silva Jardim, Marcello Zelão (presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João), de Saquarema, Franciane Motta, de Iguaba Grande, Oscar Magalhães, de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho, de Cabo Frio, Marcos Mendes, de Arraial do Cabo, Wanderson Motta, e de Búzios, Mirinho Braga. A cerimônia contou também com a presença de Marilene Ramos, presidenta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Pereira, subsecretário do Ambiente, Moacir Fonseca, conselheiro da Agência Reguladora de Serviços e Energia e Saneamento (Agenersa), dos presidentes das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, vereadores, secretários municipais, ambientalistas e lideranças comunitárias.
Matéria publicada na edição de julho de 2011 do jornal O Saquá (edição 135)