A incubadora cultural Rio Criativo capacitou agentes e empreendedores culturais
A incubadora cultural Rio Criativo desembarcou em Saquarema em março, trazendo conhecimentos e ferramentas úteis aos agentes e empreendedores culturais da Baixada Litorânea, que se reuniram durante 3 dias no Teatro Mario Lago. Para receber os técnicos da Secretaria Estadual de Cultura (SEC), entre eles a secretária Eva Doris e o diretor do Rio Criativo Marcos André, a equipe da Subsecretaria Municipal de Cultura, encabeçada pela subsecretária Sandra Sant’Anna, preparou na Salarte um café da manhã nativo, uma pequena mostra do artesanato local e uma exposição de jornais e livros da Tupy Comunicações, editora do jornal O Saquá e de 14 títulos de autores saquaremenses.
Artistas, agentes culturais, empreendedores e representantes do poder público da Região Litorânea (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Silva Jardim, Saquarema e São Pedro da Aldeia) participaram das palestras, oficinas e consultorias gratuitas, com profissionais renomados do setor cultural.
Oficinas e consultorias
Cerca de 120 empreendedores criativos participaram do evento, cujo objetivo é orientar e incentivar o progresso de ideias e projetos inovadores. Estiveram presentes o subsecretário de Cultura, Emanuel Vieira, a coordenadora de Políticas Culturais da SEC, Cleise Campos, além dos facilitadores Letícia Carneiro, Mário Pragmácio, Fernanda Oliva, Flávio Lessa e Ana Ferguson e outros. A programação incluiu uma Dinâmica sobre “Cidades Criativas”, uma apresentação do Balcão Crédito Cultura RJ, e as oficinas de planejamento estratégico e de direitos de espaços públicos, as consultorias sobre concepção e elaboração de projetos, captação de recursos e comunicação digital, e uma roda de conversa sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB) itinerante.
Criada em 2009 pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a Incubadora Rio Criativo tem como parceiros o Ministério da Cultura, o Ministério das Comunicações, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a Agência Estadual de Fomento-AgeRio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPERJ), a FIRJAN, o SEBRAE-RJ e o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, entre outras instituições. Principal plataforma da Economia Criativa do Rio de Janeiro, o Rio Criativo é um centro de inovação, cuja principal meta é incentivar o empreendedorismo criativo e independente, com ações que estimulam o fortalecimento e a sustentabilidade de empreendimentos culturais. O Rio Criativo oferece atividades de formação e geração de negócios e dá o suporte necessário para que seus incubados desenvolvam plenamente seu potencial, colocando a cultura como vetor de desenvolvimento do Estado do Rio. Na cerimônia de abertura, o grupo Casa do Nós apresentou as músicas da peça “Machado em Cena”, justamente no dia do aniversário do diretor Guti Fraga.