Aniversário é para se comemorar e este ano não foi diferente. Com uma programação intensa, os eventos se iniciaram no dia 30 de abril, com a VIII Mostra de Carros Antigos, na Praça do Coração, no sopé da igreja matriz de Nossa Senhora de Nazareth, o cartão postal da cidade. No dia 1° de maio, houve a Festa do Trabalhador na Basiléa, em Sampaio Corrêa, o antigo distrito rural do município. No dia seguinte, o show gospel Canta Saquarema animou Bacaxá e no dia 4 foi a vez da inauguração da reforma da Praça do Pescador, na orla da lagoa, ao lado da Ponte Darcy Bravo, que ganhou novos bancos, canteiros e árvores.
No dia 5, o Café da Manhã do Idoso, na Praça do Bem Estar, reuniu usuários e autoridades, na orla da Lagoa de Saquarema. No dia 6, bem cedinho, foi comemorado o aniversário do Café da Manhã do Trabalhador, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Avenida Saquarema, em Bacaxá. À tarde, houve a inauguração da reforma da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo e da Central de Videomonitoramento, um dos novos projetos do governo Franciane Motta, para melhorar a segurança pública, com câmeras instaladas em postes e locais estratégicos da cidade. E no dia 8 de maio, dia do Aniversário de Saquarema, houve de manhã a Missa Solene na Igreja Santo Antônio, em Bacaxá e o Desfile Cívico-Escolar, no centro de Saquarema, cujo tema este ano foi “Olimpíadas 2016”.
O desfile homenageou as Olimpíadas
Um desfile pequeno, mas com muito colorido e coreografia, sustentou a tradicional comemoração do Dia 8 de Maio, Aniversário de Saquarema. Neste dia, em 1841, houve a emancipação político-administrativa do município de Saquarema, que até então fazia parte de Cabo Frio.
Matéria publicada na edição de maio/2016
do jornal O SAQUÁ (Edição 199)