Com ondas de cerca de 1 metro e excelente formação, a praia de Itaúna recebeu alguns dos melhores surfistas brasileiros da nova geração para a primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2010. O paulista Igor Moraes e a capixaba Bárbara Segatto venceram nas categorias mirim e feminino, respectivamente, e vão com vantagem para a segunda e decisiva etapa da competição, que acontece no mês que vem em Ubatuba, São Paulo. A saquaremense Carol Fernandes ficou com o segundo lugar em sua categoria.
Os atletas campeões participarão da final internacional do torneio, na Austrália, durante o Rip Curl Pro Search 2011, o mais tradicional campeonato do Circuito Mundial da Associação de Surfe Profissional (ASP). Eles enfrentarão representantes dos Estados Unidos, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa (Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha). Além disso, serão premiados com uma bolsa para estudar inglês numa das mais conceituadas escolas australianas.
Campeão mirim, Igor Morais também ganhou a “Expression Session”, competição que premia o autor da melhor manobra. O paulista arrancou aplausos do público que estava na praia, ao executar um belo aéreo. Bárbara Segatto fez bonito conquistando o título da etapa de maneira invicta. “Comecei bem o circuito e espero que aconteça o mesmo em Ubatuba, pois, nos dois últimos anos, bati na trave e acabei não indo para a Austrália”, afirmou a surfista do Espírito Santo.
Nas outras duas categorias disputadas, os surfistas de São Paulo saíram vitoriosos. Deivid Silva, do Guarujá, e Wesley Dantas, de Ubatuba, foram os campeões nas categorias iniciante (sub-14) e grommet (sub-12), respectivamente. O Rip Curl Grom Search não promove apenas disputas dentro da água. Para tornar o clima de competição mais descontraído e promover o espírito de confraternização, realizaram-se várias ações de entretenimento, lazer e consciência ecológica, comandadas por Beatriz Vanacôr.
Artigo publicado na edição de março
de 2010 do jornal O Saquá (edição 118)