A ideia de fazer 3 campeonatos em sequência, em Saquarema, foi genial! A Adding Promoções mostrou coragem.Tivemos 10 dias com a presença da mídia brasileira, dos surfistas nacionais e internacionais, além das melhores ondas da Praia da Itaúna, uma das melhores do mundo; ondas de médias para grandes, com perfeição no calibre da força e da extensão de suas pistas, onde os atletas fizeram o possível para pontuar melhor com suas exímias performances, vistas pelas pessoas que estiveram nas areias, vibrando com nossa vocação excepcional para promover eventos. A narração do Ronaldo Jacaré e do Henrique, a cada onda, destacava a real dificuldade das manobras, valorizando a pontuação dos juízes, que com certeza fizeram um trabalho apurado, com muito profissionalismo e concentração. O julgamento é a alma do evento. Tem de ser perfeito.
Vieram atletas de todo o Brasil, do Havaí, da África do Sul, da Indonésia, do Peru, do México, da Califórnia (EUA), da Austrália, da Nova Zelândia, entre outros locais e a repercussão do evento, transmitido pela Mar Internet, deixou o mundo ligado em Itaúna, no campeonato que foi vencido pelo catarinense Willian Cardoso. Houve uma gestão de educação ambiental coordenada por Beatriz Vanacor e ação de saúde feita pela Prefeitura em parceria com o Cittradeq, coordenada pelo Marcelo Mourão. Sete shows de música nos 3 últimos dias badalaram e divertiram a multidão presente. Foi um mega evento, sensacional, mesmo com um dia de vento sudoeste de 40 km, que congelou e molhou tudo…
A repercussão do evento pode ser medida pelas declarações de Roberto Perdigão, representante da ASP South America Brasil, sobre o esforço da entidade para a etapa do WQS disputada em Saquarema (RJ) ganhar o status de Prime Location, o que aumentaria os pontos oferecidos ao campeão de 3000 para 6500.
“Todo mundo está buscando o carimbo de Prime para os principais picos de surfe do circuito. Sem dúvida alguma Saquarema preenche todos os requisitos; é um lugar consistente, que dá ondas grandes e quebra para os dois lados. No último campeonato quebrou perfeito do início ao fim, com ondas de 1 a 2,5 metros”, disse Perdigão.
“É notória a qualidade de Saquarema: o melhor pico do Brasil”, continuou o dirigente, que confirmou um movimento entre surfistas, juízes, organização do campeonato e Prefeitura de Saquarema no sentido de fazer uma aplicação para 2011, com base na retrospectiva dos últimos anos.
“Se a gente analisar, em relação à qualidade das ondas, Saquarema dá um banho. É um lugar que tem infraestrutura, é perto do Rio e a mídia está logo ali ao lado. Então todos os elementos estão bastante favoráveis para que a gente tenha um ‘upgrade’ no ano que vem, falou Perdigão, que também destacou a possibilidade da etapa brasileira do World Tour ser disputada aqui. A Praia de Itaúna já é considerada uma das melhores do mundo, sem corais no fundo do mar, o que é ótimo para os tubos, com risco zero para lesões, cortes e pancadas em pedras que doem muito! Enfim é ideal para um melhor desempenho dos atletas.
Nova loja, nova revista e mais uma vitória do Diguinho
Parabéns aos empresários Fabio e Carlos, da nova loja Reserva do Surf, que acaba de ser inaugurada em Bacaxá, com multimarcas de alto nível, prestigiada pela sociedade presente num coquetel maneiríssimo. A destacar também o lançamento da Revista carioca Soul Surfe, hit do momento, trazendo o glamour do surfe para o Rio de Janeiro, paraíso de ondas e pessoas estilo surfwear. Parabéns ainda para o nosso atleta Rodrigo Sphaier, o Diguinho, de Saquarema, que tornou-se bi-campeão brasileiro ao vencer a primeira etapa do Petrobras Longboard Classic na Praia de Solemar, em Jacareípe, no Espírito Santo.
.
Artigo publicado na edição de junho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 121)