Dia 23 de agosto a mãe de santo Dolores de Xangô vai promover mais uma Festa de Obaluaiê em sua casa no Areal, em Saquarema. Considerado o orixá da cura, Obaluaiê é regente dos objetos que já tiveram vida, búzios, palhas e ossos. Associado ao mistério, à penumbra, ao mundo subterrâneo e aos processos de morte, doenças e epidemias, é também considerado o orixá da cura. Na liturgia da umbanda e do candomblé, Obaluaiê é homenagedo em agosto, com um banquete de comidas típicas, servidas em folhas de mamona, com farta distribuição de pipoca. Segundo a tradição afro-brasileira, é bom ter pipoca, sem sal, em casa, como elemento da cura promovida por Obaluaiê.
Similar Posts
2 thoughts on “Festa de Obaluaiê no terreiro de Dolores de Xangô”
Comments are closed.
GOSTARIA QUE O JORNAL SAQUÁ, FIZESSE UMA PERGUNTA PARA A YALORISÁ DOLORES DE SHANGÔ SE É NORMAL RECEBER O ORISÁ SHANGO EM FESTA DE OBALUAÉ?
PELO O QUE ME CONSTA A MAIOR KIZILA DE SANGÔ É O ORISÁ OBALUAÉ.
GOSTARIA DE TER UMA RESPOSTA, POIS O NOME DO SEU JORNAL QUE DIVULGA VARIAS LOUCURAS DESSE FALSO CANDOMBLÉ.
A matéria jornalística sobre a Festa de Obaluayê, no terreiro de Dolores de Xangô, fala de um evento que ainda vai acontecer e, portanto, a foto é de um evento anterior, a Festa de Xangô, realizada no dia 29 de julho. Neste caso, a foto foi apenas uma ilustração da notícia, não havendo nenhuma confusão a respeito dos orixás. Posteriormente, publicaremos outras fotos representativas do trabalho espiritual que a mãe de santo Dolores de Xangô vem realizando em Saquarema.