Depois da recente reforma das escolas municipais Osíris Palmier da Veiga, em Barra Nova, Luciana Coutinho, no Porto da Roça e Belino Catharino, na Mombaça, no processo de restauração de todas as escolas de Saquarema, que vem sendo empreendida pela prefeita Franciane Motta, foi a vez da inauguração da reforma de mais duas escolas, uma no Porto da Roça, no chamado Bairro Catarino, e a outra em Vilatur.
A comunidade do Porto da Roça recebeu a Escola Municipal Theófilo D`Avila totalmente reformada e ampliada. A unidade iniciou o ano letivo com aproximadamente 200 alunos e uma novidade para os estudantes e suas famílias. O Projeto Mais Educação, que incentiva a criança a permanecer mais 3 horas na escola, participando de aulas de dança, capoeira e reciclagem, entre outras atividades. As matrículas foram para alunos da creche, a partir de 3 anos, ao 5º ano, além do curso noturno para jovens e adultos. Com a obra, a escola agora dispõe de 11 salas de aula, de informática, biblioteca, parquinho e refeitório. Segundo a diretora da unidade, Elenir Aguiar, a escola poderá chegar aos 1.000 alunos, quando estiver em pleno funcionamento nos 3 turnos. Foi entregue também a nova Escola Municipal de Vilatur, totalmente reformada e bem equipada, para atender às necessidades das crianças e jovens.
O ano de 2012 será marcado pela volta às aulas com mais conforto, dignidade e bem estar para as crianças do município. A principal obra no campo da educação municipal, privilegiado com a inauguração da Escola Técnica de Bacaxá, foi a inauguração da Escola Municipal de Ipitangas, em frente à entrada de Praia Seca. Com um amplo espaço e infraestrutura de ponta, quadra poliesportiva, sala de leitura, informática, cozinha, refeitório, escadas e rampas, a escola de Ipitangas, antiga reivindicação dos moradores, é um novo pólo educacional com qualidade inédita na história do bairro.