Quando foi idealizado pela orientadora educacional Bianca Mamede, da Escola Municipal Luciana Santana Coutinho, o Projeto Guarda Municipal nas Escolas ganhou o apoio da diretora Rosangela Aguiar e da diretora adjunta Carla Bandeira. Com o intuito de levar aos alunos, através de palestras de motivação, a realidade que os cerca sobre a questão das drogas e noções de cidadania, tanto no convívio residencial quanto no escolar, o projeto se revelou um sucesso e grande mobilizador.
Inicialmente, as palestras se realizaram nas turmas de alunos do 3º ao 5º ano, além da turma do Programa Acelera Brasil, estendendo-se às turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é multiplicar os propagadores destes ideais para os demais segmentos, fazendo com que o município tenha um número cada vez maior de jovens conscientes dos problemas que os rodeiam.
As palestras foram ministradas pelo guarda municipal Aureliano, que já desenvolve este trabalho de forma voluntária, buscando enraizar nos jovens da cidade os conceitos de cidadania, acentuando os riscos que a juventude sofre no dia a dia, principalmente em relação às drogas. Este trabalho é desenvolvido por funcionários da Prefeitura, sem nenhum ganho financeiro e necessita de divulgação e apoio para a extensão do projeto para todo o município. Por fim, devemos exaltar a iniciativa da Escola Municipal Luciana Santana Coutinho, ao apresentar e divulgar este trabalho, de suma importância para o desenvolvimento humano dos estudantes.
muito boa a iniciativa, pois tem muitos alunos que não tem limites
acho tambem que deveria haver um acompanhamento no “pós” aula
e dentro dos onibus em horarios especificos para tentar coibir esses alunos que hoje são crianças mas amanhã serão adultos .
ta na hora do poder publico dar o exemplo para essas ” crianças”