Apurados os votos da eleição do dia 7 de outubro, foi surpreendente a votação de 9 novos vereadores, entre eles uma vereadora, Adriana de Vander (PDT) que, junto com a veterana Taeta, vai compor a bancada feminina de Saquarema, a partir de 2013. Além de Taéta, somente mais 3 vereadores foram reeleitos: Gilvan Martinelle (PSB), Paulo Renato (PT) e Romacarth Azeredo (PMDB). O vereador eleito com a maioria dos votos foi Guilherme Pitiquinho (PMDB), seguido de Roger Gomes (PTB), Abraão da Melgil (PDT), Chico Peres (PSDB), Bruno Pinheiro (PRB), Kilinho (PP), Rodrigo Borges (PSL) e Matheus da Colônia (PDT).
Nomes que tinham grandes possibilidades como Rafael Pinheiro, o vereador que exerce pela segunda vez a primeira secretaria da Câmara, assim como o presidente Marcos Vinícius surpreendentemente não foram reeleitos. Também o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Zezinho Amorim, atual secretário de Promoção Social e Cidadania, e José Carlos Cabral, ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário de governo, não foram reeleitos, entre outros que disputavam a preferência dos eleitores como Vanildo, Sarita, Kinho, Bebeto do Rio Seco e Tati Chagas que ficaram como suplentes.
Nesta primeira eleição da “Ficha Limpa”, houve algumas impugnações, mas ainda não foram julgadas. Porém, tudo indica que a composição da Câmara é a que saiu das urnas. Agora, começam as especulações sobre a Mesa Diretora, onde o nome de Paulo Renato, o mais antigo vereador, surge naturalmente como o virtual presidente, para um período de dois anos: 2013/2014. Ele que já foi presidente uma vez, voltará agora como o primeiro vereador eleito do PT na cidade de Saquarema. Ex-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, Paulo Renato sabe tudo sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a LOA (Lei do Orçamento Anual), o Plano Plurianual (PPA) e as Audiências Públicas que mobilizam todos os anos a sociedade civil organizada do município.
Clique para ampliar a imagem:
Parabenizo todos os eleitos num ano que se inicia com novo número de vereadores na Câmara de Saquarema. A renovação se faz necessário neste inicio de legislação de “ficha limpa”. Louvo também a composição dos eleitos com 2 mulheres, sendo uma em inicio de carreira, me parece, (Adriana). Faço votos que todos estejam conscientes de seus reais compromissos conosco eleitores. O Povo realmente está carente de apôio de todos os vereadores no sentido de esforços para melhor qualidade vida de cada eleitor como: educação p’ra todas as crianças em escolas públicaS em bairros carentes, sem transporte público, sem água, sem esgoto, sem asfalto; postos de saúde abrangendo bairros nestas mesmas condições; Creches que venham dar apôio ás mães que necessitam trabalhar, fazer cursos profissionalizantes e estudarem para uma melhor educação familiar.Se cada vereador e/ou vereadora se propuzer a estas metas com total dedicação e seriedade, a Prefeita reeleita terá uma grande retaguarda na administração deste lindo e progressivo Município. É hora DE MOSTRAR AOS ELEITORES QUE A RENOVAÇÃO É P’RA VALER…