A prefeita que mais fez, mereceu ser eleita outra vez
Por: Dulce Tupy e Michele Maria
Em uma grande batalha eleitoral, 3 candidatos estiveram, oficialmente, desde o início de julho, nas ruas da Saquarema visitando casas, buscando eleitores, discutindo suas propostas, enfim, na luta pela conquista do mais alto cargo público municipal: a prefeita Franciane (PMDB), candidata à reeleição, o médico Pedro Ricardo (PRB) e o veterinário Thiago Cócaro (PSOL). Outros 173 candidatos lutavam por uma das 13 vagas na Câmara dos Vereadores, dos mais diversos partidos. Depois de muitos jingles e diversas paródias nos carros de som, placas e panfletos espalhados por toda a cidade, finalmente foram eleitos representantes do povo, na Prefeitura e na Câmara Municipal de Saquarema.
Em 7 de outubro, dia da eleição, os eleitores compareceram às urnas em Saquarema para participar do ato democrático do voto, nas seções distribuídas em escolas públicas e privadas e clubes do município. Antes mesmo que todas as urnas fossem apuradas, a população já conhecia o resultado: a prefeita Franciane foi reeleita para mais um mandato de 4 anos. Ela, que foi secretária de Promoção Social e Cidadania, no primeiro governo do ex-prefeito Antonio Peres, de 2001 a 2004, vice-prefeita em seu segundo governo, de 2004 a 2008, e que iniciou seu primeiro mandato como prefeita em 2009, legitimada pela Justiça Eleitoral, acaba de conquistar mais um mandato até 2016. Vitoriosa, Franciane obteve nas urnas 28.784 votos, tendo sido a maior votação para prefeito(a) já registrada na história de Saquarema, com uma diferença de mais de 13 mil votos do segundo colocado, Pedro Ricardo.
Esbanjando alegria e comemorando o resultado da eleição, Franciane desfilou pelas ruas da cidade um dia após a divulgação nas páginas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Sobre uma camionete, ao lado de seu esposo, o deputado estadual Paulo Melo e o vice eleito Zequinha Martins, puxada por um trio elétrico e acompanhada de parceiros políticos, vereadores, cabos eleitorais e eleitores, Franciane puxou uma gigantesca carreata que circulou pelos 3 distritos: Bacaxá, Saquarema e Sampaio Corrêa. Mas a comemoração da vitória já havia começado na noite anterior, quando a prefeita Franciane, o deputado Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e articulador de toda essa vitória, desfilaram num trio elétrico que estacionou em frente ao Terminal Rodoviário de Bacaxá, cercado por uma multidão, logo após a apuração dos votos ter sido anunciada pela rádio, no domingo. Ali, o casal foi recebido com uma queima de fogos. Em seguida, o trio elétrico estacionou em frente à padaria Bela Bel, onde vereadores eleitos, novos e veteranos, também comemoraram com seus eleitores, a maioria ainda vestidos de vermelho, cor da campanha do PMDB.
O resultado confirmou a pesquisa do IBOPE, publicada com exclusividade no jornal O Saquá, que, dias antes, apontou a vitória de Franciane, com 60% de intenção de votos, sendo que a percentagem exata, que deu a vitória à prefeita nas urnas, foi ainda maior: 63,32% dos votos válidos. Foi uma vitória consagradora. A maior já obtida por um(a) candidato(a) a prefeito(a) na história de Saquarema. Todos os 13 vereadores eleitos também pontuaram na pesquisa, com mais de 1% da intenção de votos, o que resultou numa maioria absoluta para a prefeita na Câmara, agora praticamente renovada, com 9 vereadores eleitos pela primeira vez. Como ficará a eleição da Mesa Diretora da Câmara, com tantos novatos na disputa, ninguém sabe. Por enquanto, tudo é comemoração. Melhor aguardar a diplomação dos eleitos, prefeita e vereadores, em novembro, e a posse em 1º de janeiro de 2013.