A mais famosa quadrilha de Saquarema, a Asa Branca, completou 25 anos em 2012 e comemorou a data em várias oportunidades ao longo do ano. A grande festa que durou 3 dias foi em Sampaio Corrêa, onde a quadrilha nasceu e realiza seus ensaios. Dirigida pelo marcador João Campelo, a Quadrilha Asa Branca é um patrimônio imaterial, reconhecida pelo Ministério da Cultura, que a distinguiu com um prêmio nacional, há alguns anos.
Antes da Asa Branca, existia em Sampaio Corrêa, área rural de Saquarema, o Arraiá Estrela Dalva, em meados dos anos 70. Nos anos 80, surgiu a Quadrilha Vovô Mané e Zé e em seguida a Tia Zef. Em 1987, nasce a Asa Branca, criada por João e sua irmã, a saudosa Vera, que deu à quadrilha estreante o nome da célebre canção de Luiz Gonzaga. Com base no tradicional baião, a Quadrilha Asa Branca logo se destacou na cidade e nos demais municípios onde se apresentou, incluindo Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí, Araruama e Iguaba, onde ganhou este ano um belo troféu, comemorativo de seus 25 anos de idade.
Aluno aplicado dos antigos marcadores de quadrilha de Sampaio Corrêa, Dinho e Nivan, João é considerado um verdadeiro mestre. Para ele a diferença entre a quadrilha de salão, como a Vovô Mané e Zé, com suas saias rodadas, para a quadrilha caipira, mais simples, é que uma é mais evolução e a outra é mais dança. Mas, as duas mantêm os mesmos personagens: o padre, a rainha, a noiva e a sinhazinha, numa representação que atravessa séculos…
Coreografia estilizada inspirada nas tradicionais danças européias, a quadrilha se instalou em todo o país no século XIX, atravessou o século XX e chega ao século XXI como uma das principais atrações turísticas do Nordeste, embora seja praticada em todo o país. De junho a agosto, em Saquarema as quadrilhas se sucedem nos bairros e a quadrilha Asa Branca tem um papel de destaque nos festejos dedicados a Santo Antônio e São João. Vencedora de dois títulos de campeã da Região dos Lagos, a Asa Branca é orgulho dos saquaremenses.