A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), entidade delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, selaram uma parceria para realizar uma estatística pesqueira inédita na Lagoa de Saquarema e na Lagoa de Araruama. O termo de cooperação técnica foi assinado entre o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, o presidente da Fiperj, José Bonifácio, e o prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho, durante a reunião de avaliação das ações ambientais na Bacia Hidrográfica Lagos São João realizadas nos 2 últimos anos.
O programa de monitoramento pesqueiro, cujos dados serão coletados por 15 jovens recrutados nas Colônias de Pescadores locais, vai abranger 7 pontos na Lagoa de Saquarema e 33 na Lagoa de Araruama, abrangendo 5 municípios: Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Serão investidos R$ 337 mil reais nesta estatística que vai focar o combate à diminuição do pescado, monitorar as espécies que vivem na região, definir o período do defeso e outras iniciativas que podem beneficiar tanto a pesca como o meio ambiente.
A assinatura do documento foi após a eleição da nova diretoria do CILSJ, tendo o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, como presidente, a prefeita de Iguaba Grande, Graziela Magalhães, como vice e o biólogo Mário Flávio Moreira, reconduzido ao cargo de secretário executivo. Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, tendo como presidente o prefeito de Silva Jardim, Wanderson Alexandre, como vice o superintendente da Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, e como secretário executivo o superintendente regional do INEA, Túlio Vagner, além de 4 diretores representantes dos 4 subcomitês.