Parte da história contemporânea de Saquarema passa pelos bancos escolares do Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho, que há praticamente 56 anos assumiu o compromisso de trabalhar pela formação dos pequenos cidadãos saquaremenses. Com uma metodologia construtivista, o colégio tornou-se uma referência no município, preparando seus alunos para o futuro, incentivando o olhar crítico e atuante nas transformações sociais, que vão muito além dos muros do ambiente escolar.
O processo de fundação da escola vem do desejo da sociedade da época de ofertar ensino de qualidade com o diferencial da metodologia participativa para construção do aprendizado. Com a participação de muitos colaboradores, o Colégio Cenecista se estabeleceu na cidade em 10 de julho de 1957, quando o casal Nair e Casimiro Vignoli esteve à frente de todo processo, tornando realidade aquele ideal. Após a instalação, outras demandas surgiram; a mobilização social se fortaleceu e, nesta busca contínua, não faltou apoio dos benfeitores, entre eles o Dr. José Cláudio Bulcão, que doou terreno de 3 mil m² para a construção da sede.
Enquanto a obra era realizada, 2 salões foram cedidos, para viabilizar a rotina da escola, por Emídio Azevedo, que foi além e, junto à esposa Reginalda Pereira (Dona Nadinha), abriu sua casa para receber os professores de fora da cidade. Muitos vinham de Niterói e tinham refeições e pernoite gratuitos. Essas pessoas foram o alicerce para que o projeto conseguisse se estruturar, ressaltando a professora Luzia Pereira Rodrigues, responsável pedagógica nos primeiros anos da instituição de ensino, bem como do padre Manoel, que além de incentivar, manteve-se atuante como professor licenciado de latim, francês, inglês e ciências.
Atualmente, o colégio busca permanente atualização e acompanha às modernas ferramentas educacionais, tornando-se capacitado e competitivo, com foco no educando e na união de forças com as famílias locais, para que o sucesso seja alcançado, tanto na orientação profissional quanto na formação crítica do indivíduo como cidadão. É com essa visão que o Colégio Cenecista Professor Alfredo Coutinho orgulha-se de integrar a história de um município que tem em sua gente a força e a coragem para transformar o próprio destino, confiando sempre que isto se dá através da educação.