Com o objetivo de motivar a sociedade para a discussão sobre o saneamento no município, houve o 1° Seminário Local do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), no dia 10 de maio, na FAETEC. Prestes a ser implantado, o PMSB faz parte das diretrizes da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico. Na ocasião foi apresentado o diagnóstico do município, elaborado pela empresa SERENCO, contratada pelo Instituo Estadual do Ambiente (Inea) para realizar este trabalho em 8 municípios da Região dos Lagos, incluídos no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ). O diagnóstico aborda o sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais e limpeza urbana com manejo dos resíduos sólidos no município. Além de apresentar o diagnóstico, o seminário discutiu quais medidas devem ser tomadas a curto, médio e longo prazo para resolução dos problemas visando a estruturação, desenvolvimento e construção do PMSB.
Presentes ao evento 136 cidadãos, entre eles os vereadores Chico Peres, Rodrigo Borges, Adriana de Vander, Matheus, Pitiquinho, Gilvan e Kilinho, o presidente do IBASS, Jurandir Melo, os secretários de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães, Comunicação e Turismo, Edson Botelho, Agricultura e Pesca, Welington Mattos, saúde, Dr. Carlos Miranda, Mulher, Rosângela Borges, Obras, Anderson Martins, Segurança Pública, Coronel Romeu, o coordenador da Defesa Civil, Cesar Henrique, o comandante do Salvamar, Tenente Renato, e representando suas instituições, Rosane Mendonça, do Inea, Rogério Marins, da Concessionária Águas de Juturnaíba, Miguel Rinaldi, engenheiro da CEDAE, Marila Reciolino, da Fundação Getúlio Vargas, Gilvando Aguira, da OAB e membros das Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade.
Todos os municípios do país deverão desenvolver o PMSB até 2014, para que possam pleitear junto ao governo federal recursos para viabilizar projetos de saneamento em água, esgoto, drenagem e lixo, todos fundamentais para garantir higiene, saúde e qualidade de vida, evitando contaminação e proliferação de doenças. Dentre as medidas mais urgentes em Saquarema está o aterro sanitário, que vai atender 3 municipios: Saquarema, Araruama e Silva Jardim.
O 1º Seminário Local do Plano Municipal de Saneamento Básico foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, em parceria com Inea, governo do estado e governo municipal. A universalização do saneamento básico, exigência do governo federal, também está na pauta do governo do estado, que estabeleceu em 2011 o Pacto pelo Saneamento e o Programa Lixão Zero. Após esta etapa de mobilização e comunicação social, a estruturação do PMSB passará para a fase de caracterização dos municípios em termos de população, bacia hidrográfica, geografia, relevo e clima e, finalmente, haverá uma audiência pública para aprovação das medidas a serem adotadas.