Aproveitando a galera reunida na praia de Itaúna para assistir o mundial de surfe, o Coca-Cola QuickSilver Saquarema Prime 2013, houve grande movimentação pelas areias e bastidores do evento. A mobilização ocorreu em várias vertentes, como a campanha de distribuição de preservativos, realizado pela secretaria municipal de Saúde, que contou com efetiva participação do agente de saúde Marcelo Mourão. Além dos preservativos, foram distribuídos também material informativo e valiosas orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS aos presentes, incluindo organizadores e atletas.
Quando o assunto é gestão ambiental, entra em cena o projeto Jardins de Itaúna que, mais uma vez, promoveu educação ambiental , com a proposta de que “a praia é para todos”. Com parcerias de instituições e escolas municipais, foram ministradas palestras sobre a importância do ecossistema da restinga, que margeia a praia, conceitos de oceanografia, história do surfe, entre outros temas relacionados à valorização do meio ambiente, além de atividades dirigidas, como plantio de mudas nativas, coleta de microlixo e muita brincadeira para garotada, que contabilizou cerca de 650 alunos da rede pública. A interação com o Instituto nas Ondas do Futuro, a Equipe Moitas e a Escola de Surf Itaúna foram fundamentais para o sucesso das atividades propostas.
Presente em todos os momentos do campeonato, o veterano Maraca esteve nos bastidores das coberturas jornalísticas. O surfista e publicitário Rossini “Maraca” Maranhão, colaborador do jornal O Saquá, foi entrevistado – em inglês – pela TV alemã Galileu, cujo conteúdo está disponível na internet. Maraca também entrou ao vivo, com transmissão da sala da WEB Cast, da Associação de Surfe Profissional (ASP), durante a etapa do Rio Billabong Pro 2013, junto com o campeão Pedro Muller, no Rio de Janeiro. Antenado com as novas tecnologias, Maraca descreveu: “a perfeição da transmissão com replays, entrevistas, takes aéreos, cenas captadas por câmeras dentro e fora d’água, foi realmente espetacular”. Mas teve seu momento saudosista ao lembrar que o surfe carioca está completando 50 anos de história.