O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu na IBJJF (INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION) aconteceu na cidade de Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos. E desta vez Saquarema viu seus atletas subirem ao pódio e se tornarem grandes nomes do esporte.
A atual melhor do mundo no jiu-jitsu é Beatriz Mesquita. A rainha do jiu-jitsu venceu a paulista Michelle Nicolini na final do Absoluto no Mundial. Bia Mesquita, após vencer suas sete lutas durante o campeonato, foi campeã em sua categoria, peso leve faixa preta, e também campeã do absoluto (todos os pesos).
Quem também já está competindo no exterior e voltou para casa com o título de campeão mundial foi o João Victor, jovem atleta, filho de Ludmila e do professor Perninha, referência como mestre de jiu-jitsu em Saquarema pela Equipe GF Team. E, como filho de peixe, peixinho é, a Califórnia assistiu o grande estilo no tatame do novo campeão mundial 2014.
Os tatames de campeonatos nacionais e internacionais de jiu-jitsu estão revelando uma nova geração de atletas muito promissores. Ainda no Mundial, conquistou o título de campeã na categoria faixa azul a jovem Kyky Proença, neta do escritor Ivan Proença e da professora Isis Proença.
E a saquaremense Maria Luisa Bravo, aos 7 anos, acaba de conquistar o título de tricampeã brasileira de jiu-jitsu no campeonato realizado em Barueri, São Paulo. A família está radiante, especialmente a vovó Cinéa, orgulhosa com o desempenho da menina e do irmão Saulo, que também trouxe medalha para Saquarema. Os dois são treinados pelo pai Saulo Bravo e pelo mestre Luiz Fernando (Vento Sul), ambos da Equipe Gracie.