Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de junho de 2014 (Ed 174)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar!
Festas Religiosas: uma tradição que não se perde em Saquarema
As festividades religiosas são momentos de celebração popular. Trazidas para o Brasil pelos portugueses, as festas católicas se multiplicaram por todo o país. Os africanos escravizados trouxeram para o Brasil o culto a seus orixás, homenageados até hoje nos terreiros de candomblé e nos centros de umbanda. O sincretismo religioso brasileiro incorporou também as festas ciganas, devotadas à Santa Sara. E as tradicionais festas do verão e inverno europeu aqui se tornaram folias, dedicadas aos Reis Magos, em dezembro e
janeiro, e ao Divino Espírito Santo, em maio e junho, sem falar no Corpus Christi onde se destacam os tapetes de sal.
Páginas 6 e 7
Calabouço na OAB
O documentário “Calabouço 1968 – um tiro no coração do Brasil” foi exibido na OAB-Saquarema. O filme retrata o movimento estudantil que irrompeu com a morte do estudante secundarista Edson Luís no restaurante Calabouço e culminou com a passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro. Dois produtores do filme estiveram presentes.
Página 8
Educação Ambiental
O Programa Olhar Ambiental, do Grupo Águas do Brasil, levou a concessionária Águas de Juturnaíba a uma parceria com a cooperativa Nós da Trama que vem desenvolvendo dois projetos: o Bio Arte e o Trama Cultural. Implantado pioneiramente em Araruama, o programa vai abranger também os municípios de Saquarema e Silva Jardim.
Página 3
Copa
O clima da Copa está contagiando o país, apesar dos questionamentos quanto ao custo dos estádios e arenas. Com equívocos que poderiam ter sido evitados, como o precário show de abertura e a vaia à presidenta Dilma, a Copa das Copas tem sido divertida e é o cenário do maior espetáculo de futebol do planeta.
Página 2
Asfalto em Barra Nova – PÁGINA 3
A beleza do concerto de violinos – PÁGINA 8
Bia é a nova rainha – PÁGINA 9
Três mortes no Retiro – PÁGINA 10