Dois fatos históricos serão relembrados durante um evento que vai se realizar na semana do dia 3 ao 7 de novembro na FAETEC, em Bacaxá. Os 90 anos da Coluna Prestes, a chamada Coluna Invicta, porque sobreviveu a todas as batalhas em seu percurso por cerca de 25 mil quilômetros no território nacional, e seus heróis serão homenageados em uma exposição promovida pela Fundação Maurício Grabois. Inaugurada em agosto no Congresso Nacional, a exposição sobre a Coluna Prestes seguirá depois para o Rio Grande do Sul, onde está sendo edificado o Museu da Coluna Prestes em Porto Alegre, em prédio especialmente projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Além da exposição, haverá a exibição do filme “O Velho”, sobre a Coluna Prestes e um concurso de redação.
O Golpe de 1964 que implantou uma ditadura militar e civil no país, gerando os famigerados 21 “anos de chumbo”, também será rememorada, através de uma série de filmes: “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger, “O que é isso companheiro?”, de Bruno Barreto e “Calabouço”, de Carlos Pronzato. Os três filmes tratam de aspectos dos tempos sombrios vividos neste período, com especial destaque para o drama vivido então por adolescentes e jovens. Após a exibição dos filmes, às 10 horas, haverá um debate com professores e os promotores do evento, a viúva do líder e senador Luiz Carlos Prestes, Dona Maria Prestes, a professora Edna Calheiros, presidente da AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) e a jornalista Dulce Tupy, editora de livros e do jornal O Saquá.
Embora voltado para o público estudantil da FAETEC, o evento é gratuito e aberto ao público em geral e será realizado na segunda e terça, dias 3 e 4 de novembro, e quinta e sexta-feira, dias 6 e 7.