Saquarema será brindada em março com um ciclo de palestras – os “Interlúdios Literários” – da premiada poeta Beatriz Dutra, presidente da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa. Carioca, frequentadora há mais de 20 anos de Saquarema, onde tem uma casa em Barra Nova, Beatriz tem um vínculo muito forte com o município, sendocolunista do jornal O Saquá, onde mantém todos os meses a coluna “Cultura é Notícia”. Homenageada pela Câmara Municipal com o título de “Cidadã Saquaremense”, Beatriz tem 3 livros publicados:”Mônadas”, editado em 2002, em coautoria com José Carlos Ribeiro, “Simplicidade”, lançado em 2007, ambos tendo recebido o “Prêmio Mario Quintana de Poesia”, da União Brasileira de Escritores(UBE-RJ)em 2009 e “Suavidade”, lançado em novembro de 2014, no Rio.
Com vários poemas dedicados a Saquarema, inclusive um que foi premiado em um Concurso de Poesia promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Beatriz também é colunista do jornal literário Sem Fronteiras, editado por Dyandreia Portugal, e tem poemas publicados na França, Itália, Portugal e Holanda, tendo sido agraciada com a “Medáille D’Or” da Academie de Mérite et Devouement Français, em 2012, em Paris, e com as Altas Insígnias da Divine Académie des Arts, Lettres et Culture, entre outras homenagens, como a medalha “Destaque 2013”, do Real Gabinete Português Internacional (ALAB), em 2013, e o prêmio de interpretação e leitura Clarice Lispector, da UBE-RJ, outorgado em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, no mesmo ano.
Advogada, com mestrado e doutorado em Direito Privado, professora universitária e auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, a escritora, poeta e conferencista Beatriz Dutra também é membro correspondente da Academia Fluminense de Letras e membro honorário da Academia de Letras y Artes de Valparaiso, no Chile. Em Saquarema, além do ciclo de palestras, “Interlúdios Literários”, que vai se realizar na Casa de Cultura Walmir Ayala, nos dias 25, 26 e 27 de março, às 18 horas, Beatriz vai lançar seu mais novo livro, o “Suavidade”, no último dia do evento, dia 27, sexta-feira, às 19 horas, com participação nos teclados do maestro Ararypê Silva. Será a oportunidade do público saquaremense, em especial escritores e poetas, professores e estudantes, amantes da literatura em geral, conhecerem de perto uma verdadeira intelectual, estrela de primeira grandeza.
O Jornal de Saquarema