Realizou-se no final de maio, no Teatro Mário Lago, a I Conferência Municipal de Educação, que se desdobrou em oficinas realizadas na Escola Municipal Orgé, em Itaúna. Durante dois dias, diretores de escolas e técnicos da secretaria municipal de Educação e Cultura, debateram o Plano Municipal de Educação (PME), visando o realinhamento com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). Foi um passo importante, em busca da melhoria de qualidade da educação no município.
A I Conferência Municipal de Educação se iniciou com a palestra magna “O PNE na Articulação do Sistema Municipal de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, proferida pelo professor Jorge Najjar, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, foi apresentada uma esquete teatral, dirigida pelo ator e diretor Rafael Tavares, professor de teatro da Casa da Cultura, em homenagem ao poeta saquaremense José Bandeira, autor do Hino do Município, e alunos de dança do professor Júlio César, do Projeto Mais Educação, da escola de Sampaio Corrêa.
Participaram da mesa, a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Paula, a superintendente de Educação, Elizabeth Santos e o vereador e líder do governo Paulo Renato, representando o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, vereador Rodrigo Borges. Também estiveram presentes o vereador Chico Peres, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Paula Magno, e a superintendente de Cultura, Sandra Sant’Anna. No encerramento, houve a apresentação do coral Encanta, agora sob nova direção do maestro J. Carlos.
O Plano Municipal de Educação é um documento elaborado para nortear a educação municipal, visando a melhoria na qualidade do ensino em Saquarema. O próximo passo é enviar o PME para a Câmara de Vereadores e, depois de aprovado, para o Poder Executivo, para ser sancionado pela prefeita Franciane Motta. Só então será implementado, para o bem de toda a população saquaremense.