O Centro Municipal de Educação Padre Manuel (CMEPAM) é uma escola de referência do município de Saquarema, que tem este nome em homenagem ao Padre Manuel Perez Delgado, que foi professor em uma escola particular do município durante 10 anos e vigário da paróquia de Nossa Senhora de Nazareth, histórica igreja matriz de Saquarema. Atualmente o prédio fica localizado no bairro São Geraldo, no distrito de Bacaxá. Quando foi fundada, em março de 1990, funcionava no CIEP 258 – Astrogildo Pereira – então pertencente ao estado, mas emprestado ao município. Quando o CIEP foi devolvido ao estado, os alunos foram deslocados para as escolas Gustavo Campos da Silveira, em Saquarema, e Theóphilo D’Ávila, no Porto da Roça, até que o prédio de São Geraldo ficasse pronto para abrigar o CMEPAM.
A obra foi concluída em 1995, com uma arquitetura moderna para a época. Até então, a escola funcionava com ensinos fundamental e médio. Em 2000, passou a trabalhar apenas com o 2º segmento do ensino fundamental e o supletivo noturno, para atender aos alunos que precisavam acelerar os estudos. Desde o início de 2015, o colégio foi contemplado com o programa Mais Educação, do Governo Federal. Através dele os alunos têm aulas de dança, vôlei, entre outras atividades. Outro destaque é a Banda CMEPAM, que se apresenta nos desfiles cívicos e temáticos de Saquarema e também em outras cidades. A escola conta com 192 funcionários e 1.200 alunos, divididos em 3 turnos. São 13 salas de aula, que já não dão conta de atender a tanta demanda. Com isto, fez-se necessária a construção de um novo prédio, num espaço mais amplo, com melhores instalações que possam trazer mais motivação aos alunos e aos profissionais da educação.
Do sonho à realidade
Segundo a gestora Elisabete Alves, a mudança para o novo prédio da escola está próxima. “A escola nova trará melhores condições de trabalho aos funcionários e atenderá aos alunos com mais qualidade. O novo espaço é aconchegante, com salas climatizadas, do jeito que sempre sonhamos”, diz a gestora da escola há 15 anos, que conta com Valdiney Pinheiro como vice-gestor há 7 anos. Ambos graduados em Matemática, com especialização em Gestão Educacional, consideram a nova escola uma conquista, um sonho profissional, e estão ansiosos para usufruir o espaço, acompanhando de perto a construção.
O novo prédio, no Porto da Roça, conta com 20 salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, ciências e arte, salas dos professores, coordenação, orientação, leitura, direção, além de uma sala multiuso, secretaria, 2 cozinhas e 2 dispensas, com área de serviço e vestiário para as merendeiras, amplo refeitório, 2 almoxarifados, um auditório com capacidade para 250 pessoas, todo montado com luz, som e equipamentos audiovisuais, quadra poliesportiva coberta, com 2 vestiários, 12 banheiros, pátio interno, campo de futebol society com grama sintética e raia de 800 metros para a prática de atletismo. Com 3.800 m2 de área construída, a escola tem acessibilidade para atender alunos com necessidades especiais, através de rampas de acesso e banheiros com portas mais largas e conta ainda com sistema de captação de água da chuva para utilização interna. O novo prédio, na rua Domingo Aguiar Cardoso, está em fase de acabamento e começará a funcionar no ano letivo de 2016.