A escola Almerinda, no bairro São Geraldo, é a segunda a receber o Projeto “Mais cultura nas escolas”, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, feito em parceria com a quadrilha Asa Branca. A primeira versão do projeto – que foi aprovado pelo Ministério da Educação – se iniciou em 2014, na Escola Municipal Clotilde Ferreira. A ideia é promover nas escolas contempladas pelo projeto ações de educação cultural, com apresentações de quadrilha, folia de reis e outras manifestações culturais.
Coordenado pela diretora da escola, Cristine, com apoio de João Campelo, veterano marcador da quadrilha Asa Branca, que fará 30 anos em 2017, e pelo jovem Júlio César, mestre de bateria da banda escolar Com-Cor, o projeto se revelou um sucesso, com excelentes resultados. Com os ensaios e apresentações, aos poucos as manifestações tradicionais estão sendo preservadas, com as características locais. No caso da folia de reis de Sampaio Corrêa que perdeu o seu “palhaço” há anos, começou a surgir na escola um jovem palhaço que vem sendo treinado e até se apresentou no Arraiá da Vila, junto com os tradicionais foliões.
“É a oportunidade de preservarmos os nossos valores”, disse na época a então secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Paula. A nova secretária, Beth, vem mantendo o projeto concebido por Ana Paula e até expandindo para outras escolas, como foi o caso da escola Almerinda, de São Geraldo. É possível que a próxima escola a ser contemplada seja a Lúcio Nunes, também no bairro São Geraldo, um bairro carente de espaços culturais, onde as escolas começam a se tornar polos de atração cultural, para os alunos e as famílias.