Uma parceria entre o Governo do Estado e a organização do Circuito Mundial de Surfe premiou com pranchas de surfe profissional 90 alunos das seis escolas estaduais no município. Os estudantes foram selecionados por praticarem ou terem interesse pelo esporte, além de boas notas ou classificação em concursos voltados à Educação, como a Olimpíada de Matemática.
Realizado no palanque do Circuito Mundial de Surfe, no tradicional Point de Itaúna, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelj), em parceria com a World Surf League (Liga Mundial de Surfe). Considerada a Capital do Surfe, Saquarema vai sediar a 4ª etapa do Circuito Mundial de Surfe, de 9 a 20 de maio.
Durante o evento de doação das pranchas, o deputado federal Marco Antônio, o secretário de Educação, Wagner Victer e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, junto com representantes da WSL, fizeram a entrega das pranchas aos alunos. A 4ª Etapa do Campeonato Mundial de Surfe é resultado de uma negociação feita no ano passado pelo ex-secretário de Esporte, hoje deputado federal Marco Antônio, que junto com o deputado estadual Paulo Melo possibilitou a realização do campeonato em Saquarema.