Capatazia, nos dicionários, é a atividade de movimentação de cargas e mercadorias nas instalações portuárias em geral, incluindo o recebimento, a conferência, o transporte interno, a manipulação, a arrumação, a entrega e ainda o carregamento e descarregamento de embarcações. É uma atividade profissional, mas que entre os pescadores significa um entreposto de pesca, vinculado à Colônia dos Pescadores. Em Saquarema, capatazia será um espaço construído nas margens do Rio Salgado, em Jaconé, em frente à Praça Charles Darwin. Esta foi a principal demanda dos pescadores reunidos em agosto, no bar do Seu Xavier, junto com membros do Ibama e da Petrobras.
A capatazia foi a reivindicação que mais obteve votos na reunião dos pescadores em Jaconé, que serão beneficiados pelo Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) do Gasoduto Rota 3, o gasoduto que está sendo construído pela Petrobras, entre o Campo de Libra, no pré-sal, e o Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), em Itaboraí, passando pela Praia de Jaconé, em Maricá. Além da capatazia, foi eleita a dragagem do Rio Salgado e a realização de cursos de qualificação em mecânica de motores. Em Barra Nova, os pescadores elegeram a reforma de embarcações e melhoria das estruturas para a limpeza do pescado.
O Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) é uma medida de compensação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pela antiga Coordenação de Petróleo e Gás (CGPEG), atual Coordenação Geral de Empreendimentos Marítimos e Costeiros do Ibama. Os projetos do PCAP são voltados ao fortalecimento da atividade de pesca artesanal e devem contemplar o uso sustentável dos recursos pesqueiros, de forma participativa.