Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Dezembro de 2017 (edição 219)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar
No Dia da Consciência Negra, homenagem a Zumbi dos Palmares
O dia 20 de novembro é feriado no Rio de Janeiro, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. A data é comemorada desde 2003 em todo o Brasil, quando o ensino de história e cultura negra tornou-se obrigatório em todo o país. Em Saquarema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu, junto com o Gethomn, grupo de ativistas negros do Rio da Areia, o II Seminário de Promoção da Igualdade Racial. Participaram: a Dra. Margareth Ferreira, procuradora de Cabo Frio e presidente do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (CENIERJ), João Félix, subsecretário de Cultura de Araruama e Manoel Justino, superintendente de Igualdade Racial de Cabo Frio. O debate que incluiu também as vereadoras Adriana e Elisia, presidente e secretária, respectivamente, da Câmara Muncipal, foi aberto pela secretária de Desenvolvimento Social Eliane Aquino e mediado pelo professor Maurício, presidente do Gethomn.
Página 4
O poeta Portinari é revelado em livro de Kátia Devino
O poeta Portinari é um talento ainda pouco conhecido diante do reconhecimento do grande pintor Portinari, um dos mais renomados do mundo. Com a mesma temática que caracteriza sua obra – estudos, desenhos, quadros, murais – os poemas de Portinari trazem a atmosfera da infância em São Paulo e a denúncia das desigualdades sociais. É fascinante. No mínimo um livro revelador.
Página 8
Eleita nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas
Foi eleita e nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói. Com participação de jornalistas de 10 municípios, a nova diretoria é presidida por Mário Sousa que substitui Continentino Porto, para o novo mandato de 2017 a 2020. Foi eleita primeira vice a jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá, de Saquarema.
Página 2
MANGUE
O mangue é um ecossistema importantíssimo e precisa ser protegido para preservação das espécies e equilíbrio do meio ambiente. Em Saquarema, o grupo Zoé promoveu um dia de reflorestamento com mudas amarradas a 200 estacas de bambu na beira da lagoa.
Página 3