Ele nasceu como Instituto Madre Maria das Neves, em 2 de março de 1958. Mas esta data é na verdade uma refundação da antiga Casa de Caridade de Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema, que existia em Saquarema no final do século 19. Em fins de 1897, a irmã Maria das Neves veio junto com o provedor da Casa de Caridade, Dr. Oscar de Macedo Soares, numa viagem de carroça, por estradas de barro, via Itaboraí. Enfermeira, administradora e catequista, Madre Maria das Neves deixou sementes por onde passou. Em 1901, devido ao corte da subvenção estadual, a irmã Maria e irmã Clara, que se juntara a ela, partem para Campos, onde a Madre Maria das Neves vem a falecer, mais tarde, vítima de tuberculose, em 1906.
HOMENAGEM
O ano de 2019 marca não só os 60 anos da volta das Irmãs Carmelitas da Divina Providência para Saquarema, cenário da vida de Madre Maria das Neves. Marca também o centenário da fundadora desta obra social que envolve grande parte da comunidade civil e religiosa saquaremense, não só com o trabalho de catequese, mas também de caridade e educação infanto-juvenil. Para contar essa história, o Centro Social Madre Maria das Neves publicou um livreto de 10 páginas, com farta ilustração e pesquisa. Desde os anos 60, tempo do convênio com a antiga LBA (Legião Brasileira de Assistência), passando pela aquisição de uma Kombi para o transporte das crianças financiada pela Adveniat Aktion, nos anos 70, até o convênio com a FIA (Fundação de Assistência à Infância e Adolescência), cujo contrato se encerrou, nos anos 90.
Hoje, o Centro Social Madre Maria das Neves se mantém com a ajuda da própria Congregação, cuja sede é em Cataguases (MG), da Prefeitura Municipal, da Itália, da comunidade local, de pessoas amigas do Rio, Niterói, São Gonçalo, dos trabalhos das irmãs e de um grupo de voluntários que administra aulas e dão todo tipo de suporte ao coletivo. Além de uma capela, o Centro tem um espaço onde se preserva a memória de Madre Maria das Neves, e um bazar. Para comemorar a data, o Centro Maria das Neves promoveu dois eventos, o primeiro no dia 8, uma Sessão Solene, com o lançamento do Opúsculo História do Centro Social Madre Maria das Neves. No dia 15 de março, promoveu uma Missa Solene presidida por Dom Luiz Antonio Ricci e participação do coral das crianças do Centro Social Madre Maria das Neves.
Uma festa
Iniciamos nossas atividades de 2019 com o foco especial na história de 60 anos do Centro Social Madre Maria das Neves antes, Instituto Madre Maria das Neves. Comemorar uma data é, para nós, um tempo de gratidão e louvor. Foi isto que aconteceu neste tempo aqui em nossa casa. Era um só pensamento da equipe que procurou irradiar gratidão, alegria e agradecimento para as crianças e pessoas envolvidas nesta história.
A culminância foi dentro de dois momentos: No dia 8 de março, data muito significativa para a família de Madre Maria das Neves, fizemos o lançamento do resumo da história do Centro Social Madre Maria das Neves. Abrilhantando esta noite tivemos bonitos depoimentos de ex-alunos e de pessoas que participam de nossa caminhada. Nesta oportunidade foi feita uma homenagem especial às Irmãs Maria de Lourdes e Goretti.
No dia 15 (dia do aniversário), foi o grande louvor ao Pai com a Celebração Eucarística presidida por D. Luiz Antônio Ricci, Bispo auxiliar da Diocese de Niterói, concelebrada por D.Tarcisio Nascimento dos Santos e pelos padres: Pe. Rodrigo, nosso pároco, Pe. Jorge, pároco da Paróquia Santo Antônio de Bacaxa e Pe.Zito, nosso amigo. A Celebração teve também a participação ativa, alegre e expressiva das crianças. O nosso Governo Geral foi representado pelas Irs Maria Helena Lomeu e Meiriane Coelho Rodrigues e estiveram presentes as Irs. Lilia, Lucia Domingues Luzia, Marlene Valdevina e Julia. Como sempre, uma presença em massa do povo de nossa cidade.