Peres e parentes fora do governo
Afastados do governo Manoela Peres, por decisão do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF), o então secretário municipal de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves, já não responde mais por sua pasta. Marido de Manoela, o ex-prefeito Peres, era o secretário mais poderoso do governo. Com farta experiência política e administrativa, foi enquadrado no Artigo 37 da Constituição Federal que consagra o princípio de moralidade, além do nepotismo. Outros parentes de Peres e da prefeita Manoela também estão impedidos de participar do governo, entre eles a irmã de Peres, Ana Amélia, o procurador-geral do município e ex-vereador Chico Peres, sua esposa Denise e sua cunhada Rosa, casada com seu irmão, o empresário César Alves, entre outros. Também já não responde mais pela Secretaria Municipal de Saúde o cardiologista e ex-prefeito Dr. João Teixeira, pai do também cardiologista, ex-vereador e vice-prefeito Pedro Ricardo.
Página 3
Os 40 anos da ASS em exposição na Câmara
A Associação de Surf de Saquarema acaba de completar 40 anos comemorados com bolo na sua sede em Itaúna e uma exposição na Galeria José Carlos Cabral, na Câmara Municipal. A exposição trouxe lembranças emblemáticas dos famosos festivais de surfe dos anos 70, de pioneiros como o surfista Maraca, falecido em 2016, e campeões como Chumbinho, vencedor nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal. Além da exposição, houve palestras e debates na Câmara, incluindo o surfe inclusivo, com o psicólogo Marcelo Mourão.
Página 5
Relatório da Pesca em Saquarema
A Fiperj, Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, apresentou o Relatório Técnico Semestral do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Saquarema. A apresentação feita na Colônia dos Pescadores Z-24 reuniu pescadores do mar e da lagoa de Saquarema, embora a pesquisa de refira apenas ao pescado no mar, neste que é um dos maiores pesqueiros no Estado do Rio de Janeiro.
Página 4
Adeus, prefeito Jurandir Melo!
A despedida do ex-prefeito Jurandir Melo, cujo velório na Câmara Municipal reuniu políticos de todas as tendências, foi uma demonstração da sua popularidade e carisma. Jurandir foi prefeito por 3 vezes no município, numa época em que não havia reeleição e indicou 2 outros prefeitos eleitos, dominando a cena política por mais de 20 anos. Já no final de sua carreira, foi também vice-prefeito e presidente do IBASS, o Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores de Saquarema, tendo construído sua sede, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Grande orador, era poeta e repentista, improvisando versos no meio de seus discursos.
Página 2