As ruas limpinhas, nenhum santinho no chão. Os postes desnudos. Nenhum galhardete ou faixa pendurados. Aquele silêncio sepulcral. Nenhum carro de som tocando jingles de campanhas. Nenhum bate-boca estridente, às vezes agressivo, no botequim da esquina. Nenhuma discussão ou brigas nas famílias. Enfim, qual clima predominará no próximo dia 15?
Você deve estar enganado. O que eu ouvi falar é eleição para nova diretoria do Chacoalhado Futebol Clube. Não tem comício, nem caminhada, nem carreata até agora. Que eleição é essa??? Agora mesmo passou um cara aqui, dizendo pro outro: “eu sou candidato”, só que os outros não sabem… Como vão saber?
Não pode fazer camiseta com o nome e o número do candidato no peito; não pode botar o jingle do candidato nos carros de som, não pode fazer campanha em out doors, nem placas, nem faixas… O que fazer?
DISTORÇÕES
Está sendo esperada uma significativa abstenção acrescida de muitos votos em branco e nulos, o que acentua o lamentável processo de degradação de nossa democracia, violentamente atingida pela Covid 19, pela restritiva e absurda legislação de propaganda eleitoral adotada nas eleições municipais este ano. Isto sem falar noutras distorções circunstanciais sem o menor cabimento.
Por exemplo, você liga a TV e o horário eleitoral gratuito é com candidatos da prefeito e vereador na cidade do Rio de Janeiro. Se você tem sua TV com canais por assinatura da Oi, os programas eleitorais gratuitos divulgam apenas os candidatos a prefeito e vereador no município de Cabo Frio. Além da ampla e intensiva cobertura da eleição norte-americana. Podem surgir votos até para Trump ou Biden nas nossas urnas. Pode??? Não deveria poder…