Os 13 vereadores eleitos faziam, fazem ou farão parte do governo da prefeita Manoela Peres que vai governar praticamente sem oposição. A não ser uma pedra que possa surgir no caminho, o que pode ocorrer, mas com poucas chances, tudo indica que os próximos quatro anos do governo municipal serão um céu de brigadeiro para a prefeita reeleita que pode alçar vôos maiores no futuro.
Os vereadores eleitos não mudaram o perfil da Câmara, ao contrário, acentuaram o pacto com a prefeita. Todos, ou quase todos, já faziam parte do bloco de apoio a Manoela. A começar pelo vereador mais votado, com 1.825 votos, Abraão da Melgil (DEM), que já tem no mínimo duas secretarias em seu círculo de influência, mas pode vir a ganhar mais. O segundo colocado, Ivan Melo (PSDB), com 1.629 votos, foi motorista de Peres e pode-se dizer que faz parte do clã que governa a prefeitura de Saquarema pela quarta vez.
O terceiro lugar ficou para Vanildo (PP), de Jaconé, que cresceu em popularidade não só no seu bairro de origem, mas em todo município. Comerciante, Vanildo fala pouco e ouve muito, e conta com a simpática dos seus colegas no bairro, o que lhe garantiu 1.249 votos. Em quarto lugar ficou a Dra. Raquel Teixeira, neurologista, filha do ex-prefeito Dr. João Alberto, irmã do ex-vice-prefeito e deputado estadual, Pedro Ricardo. Considerada gente boa e uma simpatia, Raquel conquistou 1.247 votos.
Roger Gomes (PSL), filho do deputado federal Lourival Gomes e irmão do atual vice-prefeito, Rômulo Gomes, é representante na Câmara de uma das mais tradicionais famílias de Sampaio Corrêa, a zona rural do município. Herdeiro de uma rede de supermercados construída por seu pai, mãe e irmãos, Roger foi reeleito para mais um mandato com 1.224 votos. Já Bebeto do Rio Seco (PROS), também oriundo de um bairro rural hoje bastante urbanizado, o Rio da Areia, foi eleito com 1.202 votos.
TRÊS MULHERES REELEITAS
A vereadora Elisia Rangel (PDT) foi a única mulher a ampliar seu número de votos, desde a reeleição anterior. Casada com o oftalmologista Dr. Saint Clair, Elisia é assistente social e uma hábil negociadora, o que lhe garante bom tráfego de influência em todas as áreas do governo. Obteve 1.174 votos. já Amarildo Orelha (REPUBLICANOS), do bairro São Geraldo, retorna à Câmara de onde ficou afastado por vários anos. Sua eleição agora foi uma surpresa para muita gente que o considerava carta fora do baralho. Teve 1.171 votos.
Heber Kilinho (PSDB), de Bonsucesso e Grama Alta, está seguindo os passos do irmão, o ex-vereador kilinho. Coseguiu se eleger com 1.146 votos, ultrapassando a atual presidente da Câmara, Adriana de Vander (DEM), terceira mulher reeleita, que obteve 1.125 votos. Em seguida, vem Dinei do Raio X (PDT), com 1.088 votos, para reforçar o partido que mais cresce nos últimos anos em Saquarema, presidido por uma mulher, a vereadora Elisia.
Vaguinho da Marmoraria (PSL) foi eleito para seu primeiro mandato, com 1.079 votos. Comerciante local, faz parta da maioria silenciosa da cidade, que pouco fala e age muito. Deixa quieto. Em seguida vem ele: Bruno Pinheiro, filho do juiz e ex-prefeito leomil Pinheiro. Advogado, Bruno foi eleito com 1.028 votos. Ficou na lanterna, embora seus discursos na Tribuna empolguem seus eleitores que frequentam as sessões presenciais e agora o acompanham fielmente nas transmissões virtuais, pela TV Câmara, pela internet. Os 4 primeiros suplentes são: Maria de Fátima Taeta (PP), com 984 votos, Fabio Bombeiro (PDT), com 881 votos, Marcel Chagas (DEM), com 778 votos e Roberto Ramalho (PSL), com 745 votos.