Saquarema está vivendo um momento intenso no setor cultural, que sempre foi deficitário no município. Desde o início do ano, temos um novo secretário municipal de Cultura: o arquiteto Manoel Vieira Gomes Junior, ex-secretário de Cultura de Cabo Frio. Especialista em Patrimônio Cultural, Manoel tem um longo caminho a percorrer, tanto no centro da cidade como na área rural. Outra novidade é a aplicação da Lei Aldir Blanc, para um atendimento emergencial aos artistas e técnicos municipais, que foram muito prejudicados com a pandemia e ficaram impedidos de trabalhar neste período que ainda não se encerrou. O volume de trabalho para cadastrar todos os artistas e técnicos do município foi muito grande. Saquarema recebeu mais de 600 mil reais para distribuir aos agentes culturais e aos espaços culturais cadastrados. Foram contemplados mais de 40 artistas e vários espaços culturais. O artista plástico e surfista Marco Polo foi um dos contemplados.
Páginas 4 e 5
O jornalista Silênio Vignoli faleceu no dia 23 de dezembro, deixando um vazio na equipe do jornal O Saquá, onde ele era comentarista político, especializado em política nacional. Silênio era um veterano, que trabalhou no Jornal do Brasil, Úlima Hora, O Fluminense, e outros. No município editou o Jornal da Cidade, que circulava em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Saquarema, colaborou com o Notícias da Cidade e permaneceu por 18 anos no jornal O Saquá. Reconhecido por seus textos muitas vezes irônicos, Silênio tinha um estilo memorável. Deixou a esposa Lubete e os filhos Marcelo e Ronaldo inconsoláveis.
Página 2
Medalha Tiradentes para Filomena Crancio
A arqueóloga Filomena Crancio, responsável pelos sambaquis de Saquarema, recebeu na Assembleia Legislativa a Medalha Tiradentes. Indicada pela deputada Franciane Motta, Filomena recebeu merecidamente a maior honraria da casa legislativa.
Página 6
Centenário de Tiziana Bonazzola
A pintora Tiziana Bonazzola completaria 100 anos em janeiro. Considerada uma das mais importantes artistas plásticas de sua geração, Tiziana pintou o mar de Saquarema e as flores da restinga com grande sensibilidade.
Página 5
Depois de quase um ano de pandemia, as primeiras vacinas já estão prontas para serem aplicadas na população no mundo inteiro, sendo que vários países saíram na frente e já estão vacinando suas populações, a partir dos profissionais de saúde e depois os mais idosos. Aqui não será diferente e o Estado do Rio de Janeiro já divulgou a sua programação, com os grupos prioritários. Para os idosos a vacinação deverá começar a partir do dia 8 de fevereiro.
Página 3