Uma exposição realizada no dia do aniversário de Saquarema, foi a homenagem da Escola Municipal Orgé Ferreira dos Santos, que foi um grande pescador de Itaúna, quando a famosa praia de Itaúna, com suas ondas magníficas ainda nem era considerada o “Maracanã do Surf”. Situada na Avenida Oceânica, entrada principal do bairro, a escola é dirigida pela Tininha, apelido de Lubete Sá Ferreira, moradora local e sobrinha neta do pescador Orgê, que também é tio da vereadora Taeta, membros de uma família tradicional do bairro.
Esta singela exposição que durou apenas um dia, montada no pátio interno da escola, foi uma homenagem inspiradora promovida pela direção da escola e professores, como Alexandra, diretora-adjunta e Bárbara Drummond, responsável pela Sala de Leitura, entre outras, porque foi um trabalho coletivo. Em destaque, um quadro a óleo retrata o próprio Orgé trazendo um peixe na mão, peças de artesanato feitos pelos pescadores locais, uma rede de pesca, instrumento básico dos pescadores artesanais, e vários utensílios de pesca.
Paralelamente, outros destaques do bairro como o surfe também estavam presentes, como um retrato do saudoso surfista Rossini Maraca e fotos de novos campeões nacionais e internacionais como o de ondas gigantes Chumbinho, entre outros. No campo poético, dois poemas dos consagrados Chico Peres e sua mestra inspiradora Roseane Murray. Fotos dos próprios alunos da escola e professores, entre outros painéis, completaram a exposição, que teve o apoio da Carine, secretária da Colônia dos Pescadores Z-24 de Saquarema.
Foi uma pequena homenagem da escola que não deixou passar em branco a data dos 180 anos da cidade, completados no dia 8 de maio! Não foi pouca coisa, nesta data que merecia muito mais, inclusive os históricos desfiles cívico-escolares pelas principais ruas da cidade, hoje proibidos de acontecer para evitar aglomeração. Os desfiles eram um dia de festa, antes da pandemia de Covid 19. Agora, foi apenas o que foi possível fazer: uma exposição para lembrar as origens do município, uma vila de pescadores. Parabéns a todos que colaboraram com esta iniciativa simples, mas profundamente emocionante e significativa. Parabéns, Orgé. Parabéns, Saquarema.