Em um mês, 11 municípios já foram atendidos pelo Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) para apoiar e fomentar o desenvolvimento do turismo nas cidades do Rio de Janeiro. Todas as quintas-feiras, uma equipe multidisciplinar, durante reunião online, atende representantes das cidades, auxiliando os gestores municipais, esclarecendo dúvidas, acelerando demandas, alinhando parcerias e demais necessidades.
Entre as questões solicitadas, dúvidas sobre o projeto de sinalização, participação em feiras, captação de recursos, programa de artesanato, Cadastur e elaboração de projetos.Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o projeto vem ao encontro do objetivo da Setur-RJ, de fortalecer o turismo em todo o estado do Rio de Janeiro.
- Nosso Estado tem 12 regiões turísticas com atrativos diversificados. Ao colocarmos nosso quadro técnico à disposição para entender as necessidades de cada cidade, estamos acelerando algumas ações e projetos.
Através do núcleo, é possivel interagir diretamente com a equipe técnica da Setur e da TurisRio, pela internet. É um suporte online da Secretaria de Turismo e da TurisRio, que agiliza a forma de conversar com os setores turísticos dos diversos municípios do Estado. De 20 de maio a 20 de junho, participaram do Núcleo de Atendimento ao Turismo Fluminense, os municípios de São Fidélis, Maricá, Cambuci, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Paty do Alferes, Paraty, Iguaba Grande, Guapimirim, Saquarema e São Pedro da Aldeia.