Saquarema Surf Festival terá oito surfistas locais
A segunda edição do Saquarema Surf Festival, em homenagem ao saudoso surfista saquaremense Leo Neves, será de 17 a 23 de outubro e terá 8 surfistas locais, como estímulo para formação de mais atletas locais. Segundo a prefeita da Capital Nacional do Surf, Manoela Peres, eventos como esse movimentam a economia, o turismo e geram empregos para a cidade. “Surfistas e turistas gostam de Saquarema e veem em Itaúna, nosso ‘Maracanã do Surf’, um templo dessa modalidade esportiva”. O evento será transmitido ao vivo pelo site da World Surf League.
Página 3
Lançado livro e plataforma virtual sobre as mulheres
O livro “Mulheres pela Água”, volume 2, e a plataforma “Mulheres de Talento pelas Águas” foram lançados no XXIV ENCOB (Encontro Nacional de Comitês e Organismos de Bacias), realizado no final de agosto em Foz do Iguaçu, Paraná. Produzidos pela REBOB (Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas) tanto o livro quanto aplataforma estão disponíveis no site: rebob.org.br. A supervisão foi feita por Lupércio Ziroldo, diretor de Engenharia e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo, presidente da REBOB, secretário técnico da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias Hidrográficas e governador do Conselho Mundial da Água.
Página 2
Coral, ballet, violinos e sax no Teatro
Uma apresentação do Coral Encanta Saquarema e do Ballet Municipal de Saquarema lotou o Teatro Municipal Mário Lago em um espetáculo de rara sensibilidade. E, para completar, uma rápida entrada de dois violinos marcantes e o tom sempre magestoso de um sax. Foi um show maravilhoso, que encantou realmento toda a platéia.
Página 6
Projeto de pesca sustentável foi lançado na Mombaça
O Restaurante Toca do Peixe, nas margens da Lagoa de Saquarema, na Mombaça, foi cenário do lançamento do Projeto de Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares, promovido pelo Instituto Onda Azul. Patrocinado pela Petrobrás, o projeto inclui outras localidades do Leste Fluminense, como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Maricá, além de Niterói, na Região Metropolitana. O objetivo do projeto é a capacitação da comunidade pesqueira, visando o turismo de base comunitária e a geração de renda.
Páginas 4 e 5