Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Educação Nas Bancas

O inconcebível aconteceu!…

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra
Após sair do hospital Roseana retomou atividades literárias como dar autógrafo com a mão esquerda (foto: Alobahia.com/Internet)

E aqui, em Saquarema, com ROSEANA MURRAY, escritora e poeta, que ao sair para caminhar, por volta das 6 horas da manhã, do dia 05 do mês passado, na Av. Ministro Salgado Filho, foi violentamente atacada por três cães “pitbulls”, de uma casa vizinha, que estavam soltos na rua. Segundo ROSEANA, ela “viu que os pitbulls estavam soltos e que o portão estava aberto. Mas, não sei porque eu não desisti, nem passou pela minha cabeça. Eu pensei: eles não vão me atacar. Só que eles me atacaram, os três de uma vez.” (O Globo de 14.04.24)

Depois de ter sido livrada dos cães por um rapaz que corria, socorrida pelo CORPO DE BOMBEIROS, ela foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, e passou por diversos procedimentos cirúrgicos. Perdeu o braço direito e uma orelha. No rosto, dezenas de pontos refletem a violência do ataque sofrido. Mas depois de 13 dias internada, ROSEANA MURRAY teve alta hospitalar.
Segundo ela, “foi uma surpresa maravilhosa esse hospital, os médicos e enfermeiros tão amorosos. Foi a melhor surpresa da minha vida. Todos trabalhando numa única orquestração para o paciente ficar bem. Tem que valorizar o SUS. Eu gostaria que todos os hospitais fossem assim, que os brasileiros não precisassem esperar um ano na fila por uma cirurgia. Vou fazer um sarau no hospital e vou dar um livro para cada pessoa que cuidou de mim autografado com a mão esquerda.”

E continua ROSEANA MURRAY: “Também quero escrever um livro infantil sobre uma pessoa que tem um braço mágico, no lugar do amputado. Tive essa ideia no segundo dia. Precisava muito fazer alguma coisa com esse braço desaparecido para eu aguentar.” (Matéria de Camila Araújo, publicada em “O Globo”, de 19.04.2024).

Bravo ROSEANA! Bravo!… A você, que tem na DELICADEZA, um dos pontos de referência da sua Poesia, mostra-se também a mulher forte e determinada a seguir em frente, com coragem e firmeza!
Abaixo, em SUA HOMENAGEM, suas maravilhosas Poesias:

MOINHO – São as águas / da delicadeza / que movem o mundo. / Uma palavra amorosa, / um gesto, / uma carícia, / fazem a Terra / mais azul / e mais leve, / trazem à pele / a memória mais antiga: / Também somos um grão / de estrela e de infinito. //

NUVEM – Caminhar em nuvens / é o mais lento / e duro aprendizado: / há que esquecer / todo o peso / terrestre / e transformar pedras / em luz, / palavras em estrelas. / Caminhar em nuvens / é árduo oficio: / há que pintar as mãos / e os gestos de azul / e oferecer ao outro / o mapa da delicadeza. //

Estes dois poemas foram publicados no livro “Manual da Delicadeza de A a Z”, pela FTD, São Paulo, 2001, de autoria de ROSEANA MURRAY. É um livro I-NES-QUE-CÍ-VEL!!!
Para você, Roseana, o meu carinho, a minha admiração!!!

Similar Posts