GeoDia em Saquarema foi e na Manitiba na Mombaça
O IV GeoDia Nacional em Saquarema, promovido pelo Geoparque Costões e Lagunas, começou em Jaconé com a reinauguração da placa do Caminho de Darwin, onde também estavam expostos fotos da fauna e flora local, de uma exposição que a Secretaria de Meio Ambiente fez recentemente. Lá estavam representantes de várias instituições, alunos de Turismo de Maricá, a vereadora Adriana de Vander, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema, membros do Movimento SOS Jaconé Porto Não, o diretor do Museu de Conhecimentos Gerais, Carlos Alexandre, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e, em destaque, a Profª Kátia Mansur, da UFRJ, organizadora do evento. De Jaconé, o grupo atravessou a Lagoa de Saquarema de barco até Mombaça, onde a Drª Kátia levou o grupo por uma trilha pela orla da lagoa, destacando lugares onde se apresentam rochas com características especiais. Depois o grupo foi para o restaurante Toca do Peixe, onde ocorreu uma feira cultural que faz parte do projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’, sob a gestão do Instituto Onda Azul, em parceria com a Petrobras.
Páginas 4 e 5
Encontro dos Comitês de Bacia do Rio de Janeiro
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH-RJ) é um colegiado formado pelos nove Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, que têm como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Todos os anos, o FFCBH promove o Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) que, este ano, foi no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Este ano, o tema do XI ECOB, Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro, foi a “Integração pelas Águas: Governança, Planos e Territórios” visando o aperfeiçoamento dos Sistemas Estadual e Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e, consequentemente, a melhoria da qualidade e o aumento da quantidade da água.
Página 6
Festa do Divino Espírito Santo se inicia com a Procissão do Mastro
Mais uma tradição religiosa foi resgatada em Saquarema, como a Procissão do Mastro que percorre as principais ruas do Centro Histórico e que leva no ombros dos fiéis o Mastro do Divino que anuncia à comunidade católica o início do festejo. A partir daí, um grupo de foliões com a sagrada Bandeira do Divino, visita as casas dos fiéis recolhendo ofertas das famílias para o dia da festa.
Página 2