Pronto! Chegou junho e começa o período das festas juninas, com procissões, barraquinhas de comes e bebes, fogos e até quadrilha, com a sua dança de caipira ou dança de salão. Em Saquarema, essas festas são muito comemoradas em vários bairros mas pelo menos duas se destacam. São as festas de Santo Antônio, no segundo distrito, Bacaxá, e São Pedro, no primeiro distrito, em Saquarema, onde ocorre até um concursos de barcos que navegam na lago, desde a Colônia de Pescadores até a Praça dos Pescadores, em homenagem ao Santo Padroeiro da pesca.
Em Bacaxá, no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a igreja de Bacaxá, abre suas portas para abrigar os devotos desde cedo. Ao cair da tarde forma-se a procissão que dá a volta na Praça de Santo Antônio e desce a Avenida Saqurema, retornando à igreja pela Rua Beatriz Amaral. Nesta procissão que data de muitos anos, pois a igreja completou 120 anos no ano passado, o padre Jorge vem comandando os fiéis e o andor que carrega o santo milagroso ao som da Banda tocando hinos. A imagem volta para dentro da igreja, para abençoar os fiéis.
Já a Festa de São Pedro, dia 29 de junho, se inicia de tarde, em frente à Colônia dos Pescadores Z-24, nas margens da Lagoa de Saquarema, onde vários barcos são enfeitados com bandeirinhas brancas e azuis para o concurso do barco mais bonito! Para assumir seu lugar na festa, o barquinho de São Pedro, cuja imagem fica guardada na própria Colônia o ano inteiro, é carregado então pelos pescadores e outros devotos que seguem a procissão marítima até a Praça dos Pescadores, em frente à Padaria da Ponte, próxima da Ponte Darcy Bravo.
Na praça, a Capelinha de São Pedro já está iluminada e enfeitada pelos devotos ea procissão de São Pedro se encontra com outra procissão que vem da igreja de Nossa Senhora de Nazareth. O momento é solene e todos cantam os hinos e aplaudem, demonstrando a fé que move essa gente devota em Saquarema, cuja tradição é uma característica que não se altera com o tempo. Viva Santo Antônio e Viva São Pedro.
Já São João é comemorado desde o início do mês de junho adentrando até julho, em vários bairros, principalmente no próprio dia de São João, 24 de junho. Antigamente, havia uma grande festa em Sampaio Corrêa, antiga zona rural de Saquarema, mas agora não existe mais. Uma pena, porque a tradição das festas religosas não deveriam se apagar jamais. (Ver matéria sobre a Quadrilha Asa Branca na página 4).
O Jornal de Saquarema