Cidade Comunidade Dulce Tupy Educação Nas Bancas Opinião

Jornalista e ambientalista Vilmar Bernahomenageado pelo prefeito Axel Grael

Editorial - Dulce Tupy
O ambientalista Vilmar Berna e o prefeito de Niterói Axel Grael (foto: Arquivo jornal O Saquá / Dulce Tupy )

Foi inaugurada pelo prefeito de Niterói Axel Grael mais uma UMEI, uma escola para 140 crianças de 1 a 3 anos em tempo integral. Situada no bairro de Jurujuba, uma comunidade de pescadores, onde o jornalista e ambientalista Vilmar Berna, morava. A unidade escolar tem três pavimentos, salas de aula climatizadas, elevador, refeitório, acessilbilidade, área de recreação e sustentabilidade e homenageia esse que foi um dos pioneiros da militância ambiental no Brasil.

Na ocasião, o prefeito Axel Grael que foi companheiro de Berna desde os primórdios da luta ambiental em Niterói, disse que o jornalista foi um defensor da sustentabilidade e do patrimônio ambiental de Niterói, do país e do mundo. “Ele procurou fazer um jornalismo potente, no combate ao desenvolvimento predatório das riquezas naturais”, afirmou o prefeito.

Jornalista, escritor e ambientalista, Vilmar Berna nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Militante da causa ambiental desde a adolescência, participou de várias organizações da sociedade civil, entre as quais a Univerde, em Sâo Gonçalo, a Defensores da Terra, na capital, Rio de Janeiro, e a Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), em Niterói.

Reconhecido por seu trabalho, tornou-se em 1999, um dos poucos brasileiros a receber o Prêmio Global 500 da ONU. O prêmio foi entregue no Japão, onde o protocolo impedia que os premiados falassem com o imperador Akihito. Mas quebrando todas as regras, Berna denunciou a política japonesa de caça às baleias, conseguindo assim sensibillizar o imperador japonês e os diplomas presentes.

Berna foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) em duas gestões e membro da Comissão de Ética, cargo que ocupava quando faleceu, aos 64 anos, durante a pandemia de Covid. Pouco tempo antes, participou do lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental, criado pelo Sindicado dos Jornalistas (SJPERJ) com apoio da prefeitura de Niterói.

Comprometido com os Direitos Humanos, Vilmar lutou pela pela paz, pela democracia, pelo humanismo e pela ecologia, em especial contra a poluição da Baía de Guanabara. Autor de cerca de 20 livros, Vilmar Berna trabalhou no gabinete do deputado Carlos Minc, onde ajudou a redigir projetos que viraram leis no Estado do Rio de Janeiro, entre elas a Lei do ICMS Verde que beneficia os municípios que cuidam do meio ambiente até hoje. Autor de cerca de 20 livros, editor da revista ambiental da REBIA, ONG que presidia, Vilmar Berna era um verdadeiro idealista, um incansável guerreiro.

Similar Posts