Cidade Comunidade Cultura Destaque Educação Esporte Política Surfe

O Saqua 296 – Chamadas de Capa

Pastoral da Ecologia Integral reúne integrantes em Jaconé

Em Saquarema, o vereador Bebeto do Rio Seco, o ambientalista Marcelo Calazans, da ONG Fase e da Pastoral da Ecologia Integral, e o deputado estadual Flávio Serafini, unindo forças contra o Porto de Jaconé (Foto: Dulce Tupy)

Desde que o Papa lançou a encíclica Laudato Si, católicos do mundo inteiro voltaram-se para o Meio Ambiente, considerado a Casa Comum de todos os seres humanos e de toda a vida no Planeta. No Brasil, a Pastoral da Ecologia Integral vem revelando cada vez mais sua vocação de integrar lutas populares a favor da ecologia e do meio ambiente. É o caso da luta contra os portos de petróleo que ameaçam a vida nas comunidades litorâneas, a maioria desnecessários, pois já estamos vivendo uma mudança da nossa matriz energéticaem todo o mundo. Em Jaconé, no terceiro distrito de Saquarema, a Pastoral reuniu várias lideranças comunitárias, militantes ambientalistas e principalmente pescadores que são os mais prejudicados com a indústria do petróleo. É o caso do Porto Central, no município Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, e Porto de Jaconé, em Maricá, no Rio de Janeiro. Na ocasião foi exibido um vídeo e foi feito um debate com os presentes, no Museu de Conhecimentos Gerais.
Página 5

Quadrilha Asa Branca com nova configuração

João e uma brincante (Foto: Divulgação / Quadrilha Asa Branca)

Desde que foi criada, há 37 anos atrás, a Quadrilha Asa Branca não passou um ano sem se apresentar em Saquarema e outros municípios, Araruama, Iguaba Grande, São Gonçalo e outros. Em muitos locais, venceu concursos e troxe troféus que hoje estão expostos na sala da casa do marcador de quadrilha João Campelo, um mestre griô, tradicional, diretor presidente do grupo. No início eram são figurinos “caipiras”, com suas côres vibrantes. Mas agora, na evolução do grupo, o figurino se sofisticou e vem com aquelas saias magníficas com babados coloridos e os jovens também vestidos à caráter, alguns até com suspensórios, como antigamente.
Página 4

Vivo Rio Pro 2024 terá mascote e 200 drones

O Saquá, inspirado nos socós de Saquarema

O Vivo Rio Pro, apresentado por por Corona 2024, volta á Praia de Itaúna entre os dias 22 e 30 de junho e, desta vez, trazendo um mascote, o Saquá surfista de camisa amarela e número 6. , baseado no pássaro socó, nativo da Lagoa de Saquarema. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães, “não há escolha melhor do que o animal que serviu de inspiração para nossos povos originários e que deu nome a nossa bela Saquarema”, disse o Gima e completou: “Soco-Rema significa bando de socós, referindo-se a uma ave pernalta que abunda a lagoa”. Mas esta não é a única novidade. Na abertura do evento havirá uma exibição de 200 drones, formando desenhos precisão, criando um clima de magia e imaginação. Assim, mais uma vez a prais que já é conhecida como “Maracanã do Surfe” vai ficar lotada nesta exibição ao vivo dos melhores surfistas mundiais. É o que promete a Word Surf League (WSL), a Liga que coroa os campeões mundiais de surfe, desde 1976.
Página 2

22ª Semana de Museus comemorada pelo Museu de Conhecimentos Gerais

O historiador Pierre de Cristo com Rosa, uma leitora muito atenta (Foto: Dulce Tupy)

Mais uma vez o Museu de Conhecimentos Gerais (MCG) comemorou a 22ª Semana dos Museus, com uma programação de alto nível. Além de uma exposição na própria Reserva Técnica do MCG, em Jaconé, o museu promoveu uma palestra sobre o Morro do Ouro, com o professor José Augusto Costa, em seu auditório, e outra sobre A Rota da Escravidão em Cabo Frio, com lançamento de livro do historiador Pierre de Cristo, na recém-inaugurada Casa do Educador, na Avenida Saquarema.
Página 6

Similar Posts