O Instituto de Direito Coletivo (IDC), em parceria com a Transparência Internacional-Brasil, lançou o “Ranking de Transparência e Governança Pública 2024 do Rio de janeiro”. A avaliação compara mecanismos concretos de transparência e participação social de 13 municípios do Rio de Janeiro, com parceiros locais do IDC, incluindo Rio de Janeiro (Capital), Armação dos Búzios, Araruama, Campos dos Goytacazes, Macaé, Miguel Pereira, Petrópolis, Quatis, Rio das Ostras, Saquarema, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.
A avaliação foi realizada pelo IDC, com metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional-Brasil que analisa mais de 70 critérios divididos em 6 dimensões: Legal; Plataformas; Administração e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação. Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.
O “Ranking de Transparência e Governança Pública” será publicado regularmente e se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável que oriente políticas públicas de transparência e governança nos municípios. A capital Rio de Janeiro e Petrópolis ficaram em primeiro e segundo lugar, com notas acima de 67 pontos, na categoria Bom. Saquarema ficou em terceiro lugar, na categoria regular, com 58 pontos. Araruama ficou na categoria ruim, com menos de 38 pontos. Mais informações sobre os resultados da avaliação, se encontram no site do IDC: www.direitocoletivo.org.br
O Jornal de Saquarema