Geoparque “Aspirante” Costões e Lagunas pode receber chancela da UNESCO
Os geólogos da UNESCO, a instituição cultural da ONU, Arthur Sá e Miguel Cruz, de Portugal e México, passaram uma semana no Rio de Janeiro visitanso o Geoparque “Aspirante” Costões e Lagunas, que ocupa 16 municípios fluminenses, de Maricá a Bom Jesus de Itabapoana, no limite com o Estado do Espírito Santo. Encantados com o que viram e viveram nesses dias de sol de inverno, os dois geólogos ouviram com muita atenção os argumentos da professora Kátia Mansur, da UJRJ, e toda a equipe do Geparque Costões e Lagunas que torcem para que ele ganhe o selo da ONU de Patrimônio da Humanidade, o que eleva todas as condições de turismo e oportunidades educativas. E, sim, o nosso Geoparque “Aspirante” Costões e Lagunas”, amadureceu muito como projeto e está prestes a receber esse título, com muita honra. Graças aos estudos de uma pequena equipe da UFRJ, incluindo o professor Renato, do Museu Nacional, da UFF, da UERJ, e outras instituições estaduais e nacionais. Sem falar do apoio de todos os municípios, inclusive Saquarema, cujo costão rochoso do morro da Igreja Nossa Senho de Nazareth, foi visitado pelos geólogos e todo o grupo. Agora, parece que vai dar certo! Falta apenas o parecer da dupla de geólogos Arthur e Miguel da UNESCO. Que, diga-se de passagem, ficaram encantados com a nosso região.
Páginas 4 e 5
2ª Edição do Prêmio “A força da mulher”
Pela segunda vez a OAB-Mulher realiza esse prêmio, mas pela primeira vez acoplado a um título de Honra ao Mérito para as mulheres-escritoras de Saquarema. A intenção era homenagear a poeta Roseana Murray, que sofreu um ataque de cães pitbull que lhe deixaram danos irreversíveis, como a amputação de um braço e uma orelha, entre outros. Mas Roseana, ainda convalescente, não pode aceitar o convite e indicou a amiga Gilcelene para receber o diploma. Na ocasião foi exibido partes de um livro que conta a sua história, além de um depoimento gravado pela própria Roseana dando vivas ao evento e agradecendo o honroso convite. Cabe dizer que, como no Ano Passado, o evento foi uma homenagem ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, além de Dia de Tereza de Benguela, uma heroína negra que viveu no Mato Grosso, teve seu marido assassinado e se tornoui líder do Quilombo. Neste ato, a OAB-Mulher, sob a presidência da Dra. Selma da Hora, junto com a AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema), presidida pela professora Edna Calheiros, conselheira do CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher),ganhou o apoio da Dra. Jeanne Francis, integrante da Comissão da OAB-Mulher de Saquarema e presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ-Leopoldina.
Página 2
Realizada a II Conferência Municipal da Cultura
A II Conferência Municipal da Cultura de Saquarema demorou mas aconteceu, trazendo novidades. Em primeiro lugar, o novo espaço da Secretaria de Educação no Porto Novo: Casa do Educador, recém inaugurada, com instalações próprias para esse tipo de encontro, onde cabem exposições, estandes para venda de artesanato, caldinho para esquentar o frio, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, cadeiras adequadas ao público, móveis, para possibilidar rodas de conversa e tomadas de decisões. Parabéns a nova secretária municipal de Cultura, Fernanda Braga e sua equipe que produziram em tempo record dois dias de grandes encontros e conversas, incluindo apresentações musicais, coral e hip-hop.
Página 6