Dulce Tupy
Sim, tudo deu certo na II Conferência Municipal de Cultura realizada em julho na Casa do Educador, no Porto Novo, em Saquarema. A nova secretária municipal de Cultura, Fernanda Braga, com sua experiência na Baixada Fluminense e em Portugal, trouxe uma leveza surpreendente diante de tantas diferenças culturais. No município que tem no corpo da cultura mais de 50% de artesãos e um pequeno grupo de literatura e um grupo de arte negra, entre outros, poderia dar choque se não houvesse o desejo forte de fazer tudo direito. Foi o que aconteceu.
Realizada em duas etapas, dois dias, a II Conferência de Cultura contou com grandes destaques como o ator, diretor, produtor, criador do Grupo Nós do Morro, no Vidigal no Rio e do Nós da Casa em Saquarema, trouxe luz na escuridão, com sua linguagem poética: foi simplismente genial! Também a destacar o representante da governo federal, a secretária de obras de Saquarema, que está finalizando a obra do Centro Cultural na margem da Lagoa, a teatróloga Déborah, e a visitante Cleisi, diretora da cultura de São Pedro da Aleia, com toda a sua sensibilidade.
Confesso que não fiz anotações jornalísticas e por isso escrevo rapidamente essas linhas para complementar um outro texto que peguei na internet, com bom conteúdo. E juntei as fotos que tive acesso, pois não tive condições de fotografar. Então, ficam aqui essas observações distraídas, para que possamos continuar lutando por uma Cultura saquaremense renovada, substancial para nossa cidadania.
Bom de ver
Sexta-feira passada na II Conferência Municipal de Cultura de Saquarema (RJ), o gosto bom de ver gentes interessadas na discussão das políticas culturais, entre nomes da sociedade civil e gestão pública. E lá se vão mais de vinte anos de conferências de cultura no Brasil…
O dinamismo e firme terna condução da Subsecretária Municipal de Cultura, Fernanda Braga, é ganho bom de ser registrado: gente apta e técnica para atuar na Cultura é sempre motivo de ânimo nestes tempos de curva que atravessamos na implantação do novo modelo organizacional da política pública cultural.
Entre os participantes durante horas e horas, a interessante presença da Secretária Municipal de Obras, com uma marcante exposição do que virá, em breve, para o rol da estrutura da cultura da cidade: o novo Centro Cultural em obras. Bem bom de ver.
Cleisi Campos