A Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras – AMAL Literatura e Arte – vai promover o “XIX Arte e Portas Abertas em Laranjeiras e Cosme Velho”, bairros históricos do Rio de Janeiro O evento será de 17 a 22 de setembro, começando com Encontros com a Literatura: Cora Coralina – Casa da Leitura e Exposições/Sarau Lilterário no Restaurante Baixo-Gago. Dia seguinte, visita guiada à Casa de Cultura Roberto Marinho, com a exposição “Paisagem e Memória, um Olhar sobre a Coleção Roberto Marinho”, além de palestras, lançamentos de livros e exposição de fotografias, fotopoemas e Varal Poético no Liceu Literário Português.
Dia 19, continuam as atividades culturais acrescidas de exibiçãode vídeos no tradicional Colégio Amaro Cavalcante, com participação de escritores e artistas, com destaque para Maria Amelia Palladino. Também haverá uma visitação à estátua do Betinho, grande sociólogo e ativista brasileiro, que fundou a “Ação e Cidadania Contra a Fome”, seguida de um Desfile de Roupas Artesanais, coordenada por Glorinha Figueiredo e Juçara Valverde, presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).
LARGO DO BOTICÁRIO
Dia 20, arte e contação de histórias ocupam o Colégio Excelência, com escritores e artistas; e Exposições e Sarau Literário no Restaurante Baixo-Gago, com participação de Sonia Barata, entre outras e outros escritores e artistas. No dia 21, o evento se estabelece no Largo do Machado, com Literatura e Arte, Sarau e Varal de Poesia, Fotopoemas, fotografias e lançamentos de livros, com diversos escritores e artistas.
O encerramento desta vibrante programação será domingo, na Praça São Salvador, com intensa programação Literária, tendo como destaque o passeio com o historiador Milton Teixeira, por Laranjeiras e Cosme Velho, saindo do Largo do Boticário indo até a Igraja Matriz do Cristo Redentor, culminando com o Sarau de Encerramento.
É uma programação inspiradora, que deveria se multiplicar em vários municípios, inclusive na Região dos Lagos, com outras características, é claro! A escritora Juçara Valverde esteve recentemente em Saquarema, em evento promovido na OAB, acompanhando sua amiga Beatriz Dutra, presidente da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa e colunista cultural do jornal O Saquá e a jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá, que foram homenageadas, entre outras mulheres notáveis do município e da Região dos Lagos.