Cidade Comunidade Cultura Homenagem Últimas Notícias

Círio de Nossa Senhorade Nazareth

O Círio de Nazareth de Saquarema é o mais antigo do país (Foto: Diveulgação)

O 394º Círio de Nazareth de Saquarema celebrou a padroeira da cidade com novena, missas e procissões, entre vários eventos que duraram um mês, até culminar com a bela procissão no dia 8 de setembro. O Círio de Nazareth de Saquarema é o mais antigo do país e vem renovando a fé de seus devotos com eventos diversificados para os fiéis. Começando sempre no último dia do mês de agosto, o Círio começou com uma procissão às 18 horas, com uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazareth encontrada por pescadores no Morro da Igreja, há séculos atrás. Segundo a tradição, a santa realizou inumeros milagres na antiga Vila de Saquarema, hoje conhecida como a capital do surfe nacional.Durante o mês, houve apresentaçóes do Coral Vozes da Esperança, do Ministério de Dança Esperança e apresentação da Socicdade Musical Santo Antônio de Bacaxá, no interior da igreja matriz.

A programação em homenagem à Nossa Senhora de Nazareth, teve ainda procissão de bicicletas, nas ruas de ltaúna; o Círio das Crianças, com louvor, brincadeiras e pregação e o Cirio dos Jovens, seguido de louvor, dança e adoração. Esse ano, houve também uma meia maratona com momento de oração com atletas e o já tradicional Círio das Rodas, procissão com carros e motos, fazendo um tour pela cidade. No Dia da Pátria, 7 de setembro, teve Missa Solene, Santo Rosário e Círio das Águas, com procissão marítima saindo da Capela São Judas Tadeu, no bairro Jardim, se encerrando no sopé do Morro da Igreja, com benção aos pescadores. Este ano ainda teve apresentação do espetáculo “Aparição de Nossa Senhora”, antes da retreta da Sociedade Musical de Santo Antônio de Bacaxá, na Praça Oscar de Macedo Soares (Praça do artesanato). No final do dia, se realizou a eleição da nova Mesa Administrativa da Venerável Irmandade de Nossa Senbora de Nazareth, que promove a festa, e o show católico do cantor Brais Oss.

RENOVAÇÃO DA FÉ

Finalmente, o dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, se iniciou com alvorada, repiquede dos sinos, queima de fogos e desfile da Banda saindo de frente da Prefeitura. Ao meio dia, Missa Solene na Matriz, com participação do Coral Santa Cecília e descida solene da imagem de Nossa Senhora de Nazareth para veneração. De tarde, leilão de prendas e animais na Praça do Artesanato e a tradicional Missa Campal dos Romeiros. A culminância, como sempre, foi a belíssima procissão com a imagem da santa em andor ricamente ornamentado, descendo de seu Santuário em clima de muita emoção, percorrendo as principais ruas da cidade, devidamente decradas em homenagem à padroeira. No final, maravilhoso espetáculo de luzes, sons, cores e fogos de artificio (de baixo ruído) encerrando as festividades com vibrante demonstraçao de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazareth.

A procissão marítima encanta os pescadores e fiéis

Similar Posts