Inaugurado o Complexo de Energia Boaventura em Itaboraí
Com a presença do presidente Lula, a Petrobrás inaugurou o Complexo de Energia Boaventura, em Itaboraí. Batizado com esse novo nome, no mesmo local que já foi chamado de Comperj e depois de Polo Gaslub, o atual Complexo de Energia homenageia o Convento Boaventura, cujas ruínas a Petrobrás vem preservando ao longo do tempo como Patrimônio Nacional, tombado pelo IPHAN. Presente na inauguração, Lula visitou também as ruínas do Convento Boaventura, ao lado da presidente da Petrobrás Magda Chambriard. Na ocasião, ainda foi inaugurado o Gasoduto Rota 3, com cerca de 355 km de extensão total, 307 de trecho marítimo e 48 km de trecho terrestre. O Rota 3 leva o gás do Pré-Sal, em águas profundas do litoral de Maricá até o Complexo de Energia Boaventura.
Página 2
Em outubro chega o Corona Saquarema Pro, campeonato de surfe masculino e feminino, na Praia de Itaúna. Mais uma vez o “Maracaná do Surfe” vai tremer! Basta conferir o volume das ondas perfeitas para as manobras radicais dos atletas.
Página 6
Eliane Potiguara lança a Questão Indígena Brasileira
A primeira indígena a publicar livros no Brasil, Eliane Potiguara é professora, escritora, ativista e empreendedora, fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas nos anos 80. Eliane Lima dos Santos, conhecida por Eliane Potiguara, é professora, escritora, ativista e empreendedora indígena. Fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas, é uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional “Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”. Formada em Letra, participou da elaboração da Constituição de 1988 e do Comitê Inter-Tribal 500 Anos da Declaração Universal dos Direitos Indígenas em 1992, em Genebra, na Suiça. Autora de vários livros, Eliane mora há alguns anos em Jaconé, onde convive com dois de seus 3 filhos: Moína, Tajira e Poti.
Páginas 4 e 5
Laranjeiras e Cosme Velho de Portas Abertas no Rio
A Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras – AMAL Literatura e Arte – vai promover o 19º Arte e Portas Abertas em Laranjeiras e Cosme Velho, evento cultural, de 17 a 22 de setembro. Com extensa programação, esse ano haverá também um tributo à cantora e compositora Rita Lee e uma visita guiada ao charmoso Largo do Boticario.
Página 7