Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem Nas Bancas

3ª edição da FLIS, a Feira Literária de Saquarema, homenageia a escritora Eliane Potiguara

A 3a FLIS homenageou a escritora indígena Eliane Potiguara (Foto: Divulgação)

A secretaria de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia realizará a 3ª edição da Feira Literária de Saquarema (FLIS). O evento, entre os dias 11 e 20 de novembro, será no Campo de Aviação, no Centro, com programação diversa para todas as idades. Este ano, a feira homenageia a escritora e ativista indígena Eliane Potiguara, que mora em Jaconé.

Eliane é reconhecida por sua incansável luta em prol dos direitos dos povos indígenas. Com vários llivros publicados, recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, pelas mãos da ex-presidente Dilma Rousseff e o tíltulo de Doutora Honoris Causa, da UFRJ. A autora escreveu obras como a cartilha “A Terra É a Mãe do Índio” , o infantil A Cura da Terra, “Metade Cara, Metade Máscara”, O vento espalha a minha voz originária” e o mais recente Conhori e as Ilcamiabas, guerreiras da Amazonia..

Ao longo da feira, a autora participará de atividades que destacam o papel da literatura indígena como ferramenta de transformação social. Com uma expectativa de público de 90 mil pessoas e uma extensa programação, a FLIS contará com mesas redondas, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa. Durante as manhãs e tardes, o público infantil e juvenil poderá conferir sessões de contação de histórias, oficinas literárias e atividades interativas.

INCLUSÃO INDÍGENA E NEGRA

De noite, os autores participarão de debates sobre inclusão, bibliodiversidade e as múltiplas facetas da literatura brasileira contemporânea. Nesse sentido, entre os destaques, está a mesa redonda com Eliane Potiguara e Daniel Munduruku. Eles vão falar sobre a literatura indígena e os desafios que enfrentam os povos originários. Além disso, autores como Ondjaki e Conceição Evaristo também estarão no evento.
A programação cultural da FLIS contará com o show de abertura do Mágico Patrick e a performance do grupo Violúdico. Na feira de livros, 80 editoras e 180 boxes estarão disponíveis. Estudantes da rede pública poderão adquirir obras literárias por meio de vouchers que a Prefeitura distribuiu, incentivando a leitura entre os jovens. A inclusão também terá destaque na FLIS deste ano. Entre os dias 13 e 14 de novembro, a “Oficina Musical Inclusiva” e a “Contação de Histórias com Acessibilidade” garantirão atividades adaptadas para todos os públicos.

Por fim, no Dia da Consciência Negra, o evento terá a participação da Intelectual “Diferentona” Bárbara Carine, que fará uma palestra sobre suas obras “Querido Estudante Negro” e “Como Ser um Educador Antirracista”. As obras tratam sobre a importância da educação antirracista e o fortalecimento da identidade negra no ambiente escolar, destacando como esses temas são essenciais para combater o racismo estrutural na sociedade. A cantora Bia Bedran promete um super show para encerrar a terceira edição da FLIS 2024 com chave de ouro. A programação completa da FLIS pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal de Saquarema.

(Texto elaborado com base no release da PMS e publicado por Luiz Felipe Rodrigues)

Similar Posts