Cidade Comunidade Cultura Educação Nas Bancas

Alunos de Araruama, Saquarema e Silva Jardim ganham projeto Estante de Contos

O projeto encantou crianças dos três municípios atendidos pela CAJ (Foto: Divulgação)

Em novembro, seis escolas pertencentes à região das Baixadas Litorâneas, receberão atividades culturais promovidas pelo projeto Estante de Contos, que tem como objetivo incentivar a leitura, fazendo com que as crianças adquiram o hábito de ler dentro e fora da sala de aula. A partir do dia 1º de novembro, os alunos participarão de atividades de contação de histórias, onde serão utilizados os materiais recebidos por cada uma das escolas.

As escolas beneficiadas pelo projeto ficam nas cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim. As Estantes de Contos são personalizadas com temas da literatura infantil e recheadas com um acervo contendo 200 livros e gibis novos. Na parte superior da estante, um baú guarda surpresas, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer leituras em família.

Uma oficina para professores, que trará como tema um estudo sobre Contos de Fadas, também será realizada pelo projeto, no dia 28 de novembro, às 14h. Durante a atividade, que será ministrada pela escritora, professora e contadora de histórias Marô Barbieri, os professores de Saquarema aprenderão sobre a origem dos contos clássicos até os dias de hoje, além de dicas e atividades práticas de incentivo à leitura. A oficina acontecerá de forma presencial na Casa do Educador, localizada na avenida Saquerema, 911, Porto Novo. 

“A educação de base no Brasil ainda é muito carente no quesito incentivo à leitura. Assim, o projeto Estante de Contos nasceu para ser uma ferramenta de apoio à educação nas escolas públicas, em especial, para os professores e bibliotecários que promovem esse nobre ofício da alfabetização e da leitura”, afirma o produtor cultural Renato Paixão. O projeto conta com realização da CentraLink, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Águas de Juturnaíba.

“É uma grande satisfação incentivar e fazer parte de um projeto tão incrível como este, que visa levar mais leitura e cultura às escolas. Esse tipo de iniciativa cria oportunidades e contribui significativamente para o desenvolvimento e vida das pessoas, assim como os serviços de saneamento, essenciais para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Por isso, acreditamos que essa parceria reforça, mais uma vez, o nosso compromisso com a população de Araruama, Saquarema, Silva Jardim e com a agenda ESG. Nossa expectativa é que as crianças leiam, aprendam e, claro, se divirtam muito”, destacou o diretor da Águas de Juturnaíba, Rodrigo Macool.

Iniciando o gosto pela leitura

Similar Posts