Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Nas Bancas

Atividades manuaise saúde mental

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Pode ser que ler o jornal já esteja meio fora de moda… Mas confesso que adoro ler o jornal sossegadamente, no meu tempo, selecionando o que tenho vontade de ler e praticando o hábito tão salutar da leitura!…

Pois é!… E não é que numa dessas leituras, encontrei um título que me chamou muita atenção? Dizia: “Atividades manuais podem melhorar a saúde mental”. Curiosa, continuei a ler: “Benefícios desses hobbies podem ser até maiores do que ter um emprego, de acordo com um estudo britânico.” (O Globo, de 02/10/2024).

Assim, atividades como fazer crochê, pintar quadros e outras habilidades manuais como artesanato podem contribuir para o bem-estar tanto quanto ter um emprego, de acordo com um estudo publicado na revista científica “Frontiers in Public Health”.

Anteriormente, outras pesquisas mostraram que hobbies envolvendo esse tipo de atividade são benéficos como tratamento terapêutico para pessoas com problema de saúde mental.

Mas o grupo de pesquisadores da Anglia Ruskin University, na Inglaterra, queria entender se a população sem doenças diagnosticadas também se beneficiava desse tipo de passatempo. Assim, foram recolhidos dados de 7.182 pessoas (todas acima dos 16 anos), no Reino Unido, no período entre 2019 e 2020. Analisados esses dados, constatou-se que: 37,4% dos entrevistados afirmaram ter realizado pelo menos uma atividade de artesanato no último ano. Esse grupo relatou níveis mais altos de felicidade e satisfação com a vida, bem como um senso mais forte de que a vida vale a pena. Para eles, essa sensação foi tão significativa quanto estar empregado.

Mas a principal autora desse estudo, Helen Keyes, explicou que “Artesanato e outras atividades artísticas mostraram um efeito significativo na sensação das pessoas de que suas vidas valem a pena. De fato, o impacto foi maior do que o impacto de estar empregado. O artesanato não só nos dá uma sensação de realização, como também é uma rota significativa para a autoexpressão. Esse nem sempre é o caso com o emprego.”

“A equipe acredita que isso aconteceu porque através das atividades manuais é possível ver o fruto do próprio trabalho diante dos seus olhos. Para Helen Keyes, isso pode ser utilizado como uma abordagem de promoção ao bem-estar e à saúde mental.”

Ah!… Tão bom encontrar uma notícia boa no jornal!…

Similar Posts