Lucimar e Dra. Raquel: duas mulheres na Prefeitura
Neste ano as eleições revelaram uma tendência nestes três municípios da Região dos Lagos, onde foram eleitas candidatas mulheres. Lucimar (PL), em Saquarema, tendo como vice a ex-vereadora e médica neurologista Dra. Raquel (União), Filha do cardiologista e ex-prefeito Dr. João Teixeira, atual secretário municipal de saúde, Dra. Raquel também irmã do ex-vereador e atual deputado estadual Pedro Ricardo e da vereadora recém eleita em Saquarema Dra. Renata, estreiando na Câmara municipal no ano que vem, seguindo a vocação da família. A eleição em Saquarema teve 69.082 votos totais, o que inclui 1.002 votos brancos, 1,45% dos votos totais, e 2.226 votos nulos, 3,22%. A abstenção foi de 17.709 eleitores, 20,40% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Segundo registro no TSE, Lucimar (PL) tem 56 anos, é casada, tem curso superior completo e é servidora pública municipal, lotada na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, tendo declarado um patrimônio de R$ 23.019,58. A vice-prefeita de Saquarema é Dra Raquel (UNIÃO) com 40 anos. As duas fazem parte da coligação “Vamos seguir com elas”, formada pelos partidos Republicanos, PP, PL, DC, Mobiliza, União, PSD, Sollidariedade, PSDB e Cidadania. Os vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Saquarema foram: Welington de Peres, Heber Kilinho, Abraão da Melgil, Rafael Badá, Dra. Renata, Pitiquinho, Adriana de Vander, Pedro Ivo, Dinei do Raio X, Roberto Ramalho, Elisa Rangel, Leandro Franco e Wanildo Ferreira.
Em Araruama:
DE MADRINHA PARA AFILHADA
Em Araruama, Daniela de Livia (MDB), afilhada da atual prefeita Livia de Chiquinho, foi eleita prefeita de Araruama, em primeiro turno, com 54,44% dos votos. Em segundo lugar Penha Bernardes (PL), com 38,63 votos, Sérgio Ribeiro (DC) com 4.272 votos e Rejane Silva (PMB) com 1.037 votos. A eleição em Araruama teve 82.554 votos totais, o que inclui 2.213 votos brancos, 2,68% dos votos totais, e 3.804 votos nulos, 4,61%. A abstenção foi de 25.645 eleitores, 23,70% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade. Daniela de Livia tem 39 anos, é solteira, tem superior completo e declarou à Justiça Eleitoral a ocupação de gerente, com um patrimônio de R$ 167.304,66.
A vice-prefeita eleita em Araruama é Veronica do Cafe Capri (NOVO), que tem 39 anos. As duas fazem parte da coligação “Meu partido é Araruama”, formada pelos partidos: Republicanos, MDB, PODE, PRD, PRTB, NOVO, AGIR, PSB, PSDB e Cidadania. Os 17 candidatos eleitos em Araruma são: Thiago Pinheiro (MDB), Roberta Barreto, (MDB), Amigo Walmir (Republicanos). Julio Cesar Coutinho (MDB) Eloi Ramalho (Solidariedade), Nelsinho do Som (Republicanos), Magno Dheco (MDB), Armando Polati (PRD). Tiago Moura Cidadania) e Carlinhos de Deus (Cidadania), Diewgo de Ciraldo (Republicanos), Rodriguinho das Excursões (NOVO), Oliveira da Guarda (União), Aridinho (PL) Anderson Moura (PL), Carlos Russo (PRD), Fabio da Ração (PDT).
Mais uma mulher em Silva Jardim
A prefeita eleita em Silva Jardim é Maira Figueiredo (MDB), tendo como vice o pastor Marcos João (PP), ficando em segundo lugar Juninho Peruca (Solidariedade) e, em terceiro, André Lacerda (PL). Em Silva Jardim a Câmara Municipal é composta por 9 vereadores. Os eleitos são: Marcelinho Pedreiro (Solidariedade),, Nem da Cidade Nova (Republicanos), Zil do Caxito (Republicanos), Fifico Valviesse (Republicanos), Andreia Menezes (MDB), Fabricio de Napinho (MDB), Márico Junior (PT), Heliomar Falcão (Solidariedade) e Cleber do Mato (Solidariedade).A eleição em Silva Jardim ficou subjudice mas já está com os resultados confirmados no TSE. Esses resultados consagram a participação das mulheres na política nos três pequenos municípios da Região dos Lagos: Lucimar e Dra. Raquel, em Saquarema; Daniela de Livia, em Araruama, e Maira Figueiredo, em Silva Jardim. Estas são as eleitas para um mandato de 4 anos, de 2025 a 2028.