No final de outubro, Saquarema recebeu o Festival Literário Itinerante “Energia Para Ler”, no espaço da Rua Barão de Saquarema 128, no Centro, na orla da Lagoa, em frente ao restaurante Marisco e à Praça do Artesanato. O evento, com entrada gratuita, apresentou uma vasta programação cultural e educativa das 8h às 18h, durante três dias, voltado ao público em geral, com ênfase especial em alunos e professores da rede pública de ensino. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia. O festival é uma celebração da cultura e da educação, com atividades que vão desde contação de histórias e teatro infantil até apresentações musicais e simpósios. Em sua essência, o projeto busca regionalizar a produção cultural fluminense e valorizar o talento local, incentivando a leitura e as manifestações artísticas.
Entre as atividades do evento, destaque para o dia 23, quando o festival prestou uma homenagem ao patrono Guti Fraga, renomado ator, diretor de teatro e Fundador do Grupo Nós do Morro, no Vidigal, e do Polo de Cinema e Teatro Casa do Nós, em Saquarema, responsável por formar talentos para o cinema e o teatro, incluindo atores do filme Cidade de Deus.
Já no dia 24, foi a vez de homenagear a escritora e patrona do festival Roseana Murray, importante escritora de literatura infantojuvenil. Murray, que já publicou mais de cem livros, teve sua obra exaltada em uma tarde que inspirou novas gerações de leitores. A escritora é conhecida por sua sensibilidade ao tratar temas do universo infantil e juvenil, e sua trajetória foi um dos pontos altos do evento. No Colégio Municipal Padre Manuel, no Porto da Roça, ocorreu o simpósio de Cultura e Educação com a participação de Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, diretores da rede municipal de ensino de Saquarema, que discutiram o papel da educação na formação cultural dos jovens.
DIVERSIDADE
A programação, bastante diversa, se adaptou à participação não só dos artistas profissionais que integram o elenco, mas também abriu as portas para os artistas saquaremenses. Dentro deste quadro, hoje a apresentação da Orquestra de Violino e Flauta da Escola Municipal (EM) Jardim Ipitangas,do Coral Elos da E.M. Paulo Luiz Barroso Oliveira, aprresentação do teatro Casa do Nós, com homenagem ao Patrono Guti Fraga, e happy hour Luzes da Cidade com Tobé.
Dia seguinte, teve Teatro de Bonecos com Gleise Campos, apresentação de Capoeira, homenagem à patroina Roseane Murray e happy hour com Glauce Pimenta e sua harpa africana. Ás 18 horas, ocorreu o Simpósio de Cultura e Educação com Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, produtores do evento, na Casa do Educador. No encerramento, premiação do Concurso Luzes da Cidade, Café Literário com autores locais, além da presentação do Ballet Municipal de Saquarema, happy hour com Jota Carlos e aulão de dança de salão. O Corpo de Ballet Municipal de Saquarema arrancou aplausos da plateia evento. Criado em novembro de 2021, o grupo dirigido pelo maître ballet Márcio Nascimento, possui 7 bailarinas, escolhidas por meio de audições compostas por júri técnico especializado.